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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DPP

Tese em Políticas Públicas (1 º Sem 2019/2020)

Código: 00967
Acrónimo: 00967
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 120.0 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 28.0 h/sem 88.0 h/sem 2912.0 h/sem 0.0 h/sem 3000.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2013/2014
Pré-requisitos Aprovação em todas as unidades curriculares do curso doutoral (ou dispensa da frequência e aprovação no curso doutoral) e aprovação do projecto de investigação em Políticas Públicas, de acordo com as normas regulamentares.
Objectivos O objetivo geral desta unidade curricular é acompanhar e apoiar os alunos no desenvolvimento de um projeto de investigação, tendo em vista a redação da tese de doutoramento em Políticas Públicas.
No final do ano os alunos deverão ter redigido dois capítulos da tese de doutoramento.
Programa Os tópicos do programa serão abordados no contexto da apresentação e discussão dos trabalhos nas sessões do seminário doutoral.

Revisão da literatura e sistematização do estado da arte;
Conceção do modelo de análise e sua operacionalização;
Fundamentação e explicitação da estratégia metodológica;
Escolha e aplicação de métodos e técnicas de investigação;
Recolha e análise de dados empíricos;
Integração de resultados e redação da tese.
Processo de avaliação De acordo com as normas regulamentares, a avaliação é realizada no final de todo o processo, em contexto de defesa em provas públicas. Porém, ao longo do 2º ano de doutoramento exige-se a elaboração de dois capítulos e a apresentação e discussão de pelo menos um dos artigos no seminário doutoral, bem como a participação nos seminários de discussão dos trabalhos. No final o aluno deverá fazer entrega de um relatório de progresso e dos dois capítulos da tese elaborados durante o ano.
Processo de ensino-aprendizagem Durante o período de elaboração da tese, e para além do trabalho tutorial com orientador e, caso exista,  co-orientador, os doutorandos são solicitados a participar nas seguintes actividades propiciadoras de espaços de discussão e debate científico: a)Seminário Doutoral em Políticas Públicas, no contexto do qual apresentam e discutem colectivamente os progressos do trabalho realizado;b)Ciclo Internacional de Conferências em Políticas Públicas;c)Fórum das Políticas Públicas.
Observações
Bibliografia básica Becker, Howard S. (1998), Tricks of the Trade. How to Think about Your Research  While You're Doing It, University of Chicago Press: Chicago.;
Becker, Howard (1986) Writing for Social Scientists. How to start and finish your Thesis, Book or Article, University of Chicago Press: Chicago.;
Davies, Martin Brett (2007), Doing a Successful Research Project Using Qualitative or Quantitative Methods, new York, Palgrave Macmillan;
Rodrigues, M. L. (org.) (2013), Exercícios de Análise de Políticas Públicas, Lisboa, INCM. (no prelo);
Rodrigues, M. L. e Silva, P. A. (org.) (2012), Politicas Públicas em Portugal, Lisboa, INCM.
Rodrigues, M. L. e Silva, P. A. (org.) (2013), Políticas públicas para a Reforma do Estado, Coimbra, Almedina. (no prelo)
Bibliografia complementar Wong, Paul ?How to Write a Research Proposal?  http://www.meaning.ca/archives/archive/art_how_to_write_P_Wong.htm; Olk, Harald (2003) ?How to write a research proposal? http://ic.daad.de/accra/download/How_to_write_a_research_proposal.pdf; Pzreworski, Adam and Salomon, Frank, The Art of Writing Proposals (Social Science Research Council, 1995 rev., 1988): http://www.ssrc.org/publications/view/7A9CB4F4-815F-DE11-BD80-001CC477EC70/