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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGM , MPRI

Análise de Dados Qualitativos em Psicologia (1 º Sem 2019/2020)

Código: 01137
Acrónimo: 01137
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 25.0 h/sem 125.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não existem
Objectivos Esta UC visa desenvolver, nos alunos, competências específicas de análise de dados qualitativos. Pretende-se, igualmente, que os alunos compreendam e utilizem software específico de apoio a este tipo de análise. A UC visa, ainda, proporcionar conhecimento sobre a avaliação da qualidade da pesquisa qualitativa, bem como competências específicas relativas à escrita de textos científicos decorrentes de estudos qualitativos.
Programa CP1. A análise de conteúdo
   1.1. Introdução à pesquisa qualitativa
   1.2. Definição e etapas da análise de conteúdo
   1.3. Potencialidades e limitações
   1.4. Exercícios práticos
CP2. Software de apoio à codificação e análise de dados
   2.1. Introdução, potencialidades e aplicações
   2.2. Exercícios com recurso ao software NVivo
CP3. Critérios de qualidade na pesquisa qualitativa.
CP4. Escrita e apresentação de resultados nas pesquisas qualitativas.
Processo de avaliação Avaliação periódica: os alunos devem participar nas aulas (são aceites 3 faltas) e realizar (1) um trabalho individual (60%) correspondente às secções do método e resultados de um artigo; e (2) um trabalho de grupo (40%) relativo a exercícios práticos com o NVivo. São aprovados os alunos com nota igual ou superior a 9,5 valores. Nota mínima de 9,5 valores em cada componente da avaliação contínua.
Avaliação final: Exame (100%).
Processo de ensino-aprendizagem As aulas teórico-práticas incluirão exposições orais, exercícios práticos em grupo (incluindo recurso ao NVivo) e discussão de artigos. O trabalho autónomo totaliza 125 horas: recomenda-se 40h para o trabalho individual, 30h para o trabalho de grupo e 45h de leituras e preparação para as aulas.
Observações Todos os trabalhos devem ser submetidos através do SafeAssign.
Bibliografia básica Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo (2ª ed.). Lisboa: Edições 70.
Berg, B. L., & Lune, H. (2012). Qualitative research methods for the social sciences (8th ed.). Boston: Pearson.
Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (1994/2000). Handbook of qualitative research. London: Sage.
Grbich, C. (2007). Qualitative analysis: An introduction. London: Sage.
Krippendorff, K. (2004). Content analysis: An introduction to its methodology. London: Sage.
Lyons, E., & Coyle, A. (2007). Analysing qualitative data in psychology. London: Sage.
Flick, U. (2014). An Introduction to Qualitative Research (5th ed). London: Sage.  
Vala, J. (1986). Análise de conteúdo. In A. A. Silva & J. M. Pinto (Eds.), Metodologia das Ciências Sociais (pp. 101-128). Porto: Afrontamento.

Bibliografia complementar Serão fornecidas outras referências (específicas) em cada uma das aulas.