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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MHMC

Pesquisa em História (2 º Sem 2018/2019)

Código: 01146
Acrónimo: 01146
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2012/2013
Pré-requisitos nenhum
Objectivos O objectivo desta unidade curricular é apresentar e debater com os estudantes as bases para a realização de uma pesquisa em História, proporcionando informação e procedimentos úteis ao desenvolvimento de uma dissertação de mestrado ou de um trabalho de projecto de mestrado na área da História Moderna e Contemporânea.
Programa CP1-Planificação do trabalho científico
CP2- Temas, objectivos e problemáticas
CP3- A pesquisa da informação bibliográfica. O estado da arte
CP4- A pesquisa das fontes. O conceito de documento. A pesquisa heurística. A crítica do documento. Criticismo e hermenêutica
CP5- Metodologias e práticas historiográficas
CP6- História: narrativa, análise e interpretação
CP7- A apresentação dos resultados
CP8- Normas para a apresentação de dissertações de mestrado e de trabalhos de projecto no Departamento de História / Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE ? IUL
Processo de avaliação Participação nas aulas (10%) e elaboração de um trabalho individual, temático e sintético, com apresentação oral (10 minutos) e debate na sala de aulas (30%) e entrega do trabalho por escrito no final das sessões de aulas (60%).
Processo de ensino-aprendizagem O estudo individual, tendo por base a bibliografia de trabalho, é orientado e complementado pela exposição e debates nas aulas. O desenvolvimento de competências específicas relacionadas, nomeadamente, com a definição do objecto de estudo, a definição da problemática e a pesquisa e acesso à informação é incentivado através da realização de trabalhos individuais.
Observações
Bibliografia básica Aróstegui, J. (1995). La investigación Histórica: Teoria y Método, Barcelona, Crítica
Beaud, M.(1993),L'art de la thèse, Paris, La Découverte
BERLIN, Isaiah (1998),«O conceito de história científica» e «A inevitabilidade histórica» in A Busca do Ideal, Lisboa, Bizâncio, pp. 63-104 e 169-240
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Farge, Arlette (1997),Des lieux pour l?histoire, Paris, Seuil
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Mattoso, José (1988),A Escrita da História, Lisboa,Estampa
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Revel, Jacques, (dir.) (1996), Jeux d?échelles. La micro-analyse à l?expérience, Paris, Seuil/Gallimard
STOREY, William Kelleher (2008), Writing History. A Guide for Students, Oxford e Nova York, Oxford UP
Veyne, Paul (1987), Como se Escreve a História, Lisboa, Edições 70
Bibliografia complementar Bloch, Marc (s.d.), Introdução à História, Lisboa, Europa América
BURKE, Peter (2004), What is Cultural History?, Cambridge, Polity Press
Catroga, Fernando (2001), Memória, História e Historiografia, Coimbra, Quarteto
Charle, Christophe (2002), «La storia sociale della Francia nel XIX secolo. Bilancio delle richerche recenti, Memoria e Ricerca, n.º 10, pp. 1122
CHARTIER, Roger (1989), «Le monde comme représentation», Annales ESC, n.º 6, pp. 1505-1520
DUBY, George, ed. (1986), História e Nova História, Lisboa, Teorema
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Ginzburg, Carlo (1992), Miti. Emblemi. Spie, Turim, Einaudi
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Lepetit, Bernard, dir. (1995), Les formes de l'expérience: une autre histoire sociale, Paris, Albin Michel
Marques, A. H. de Oliveira (1981), Guia de História da I República Portuguesa, Lisboa, Estampa
Pereira, Miriam Halpern (1991), «Breves reflexões acerca da historiografia portuguesa no século XX», Ler História, 21, pp. 5-15
Pereira, Miriam Halpern (1991), «A historiografia contemporânea sobre o século XIX», Ler História, 21, pp. 93-125
Pinheiro, Magda (2006), «A Biografia em Portugal», Ler História, n.º 50, pp. 67-80
Ribeiro, Fernanda (2003), O acesso à informação nos arquivos, 2 volumes, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian / Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Serra, João B. (1991), «Os estudos sobre o século XX na historiografia portuguesa do pós-guerra», Penélope, n.º 5
Serrão, Joel, coord. (1984-1985), Roteiro de Fontes da História Portuguesa Contemporânea, 3 Volumes, Lisboa, Instituto Nacional de Investigação Científica
Teixeira, Manuel C. (1993), «A História Urbana em Portugal: desenvolvimentos recentes», Análise Social, n.º 121, 1993, pp. 371-390