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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MEEC

Métodos e Técnicas Quantitativas para Economia (1 º Sem 2018/2019)

Código: 01150
Acrónimo: 01150
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 16.0 h/sem 0.0 h/sem 10.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 27.0 h/sem 123.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos Não aplicável
Objectivos Pretende-se que os alunos no final da unidade curricular sejam capazes de aplicar modelos micro-econométricos a problemas concretos do contexto económico.
Programa 1. Introdução
1.1. O que é a econometria
1.2. Modelo económico e modelo econométrico
1.3. O erro num modelo econométrico
1.4. Estrutura dos dados económicos
1.5. Conceito de causalidade
2. Conceitos estatísticos
2.1. População e amostra
2.2. Tipos de variáveis
2.3. Medidas de localização e de dispersão
2.4. Conceito de probabilidade
2.5. Conceito de variável aleatória
2.6. Função de distribuição e de probabilidade
2.7. Algumas distribuições teóricas mais importantes
2.8. Estimação pontual e por intervalos
2.9. Testes de hipóteses
3. Modelo de regressão linear
3.1. O modelo de regressão linear simples
3.2. Estimação do modelo pelo método OLS
3.3. O modelo de regressão linear múltipla
3.4. Pressupostos do modelo de regressão linear múltipla
3.5. Especificação do modelo
3.6. Relaxar os pressupostos do modelo
3.7. Ajustamento e diagnóstico do modelo
4. Modelos de regressão de variável dependente qualitativa
4.1. Probit
4.2. Logit
4.3. Multinomial
Processo de avaliação A avaliação divide-se em Avaliação Contínua e Exame Final. Na Avaliação Contínua, a nota final é composta por:
1.Elaboração de um relatório (em grupo) de aplicação dos modelos econométricos leccionados e apresentação oral do mesmo (50%)
2.Frequência (50%)
Cada uma destas componentes tem uma nota mínima de 8 valores. Os alunos que não obtiverem aprovação da disciplina em Avaliação Contínua podem sujeitar-se a Exame Final, no qual a nota consiste unicamente no resultado de um exame escrito.
Processo de ensino-aprendizagem O aluno deverá adquirir competências de análise, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, de acordo com os objectivos definidos.
Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de EA:
1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2.Participativas, com resolução de exercícios
3.Activas, com realização de trabalhos de grupo
4.Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento de modelos em computador
5.Auto-estudo
Observações
Bibliografia básica Folhas de apoio elaboradas pelos docentes e distribuídas ao longo das aulas.

Pindyck, Robert S., e Daniel L. Rubinfeld (2000), Econometric Models and Economic Forecasts (4th edition), McGraw-Hill.

Wooldridge, Jeffrey M. (2008), Introductory Econometrics: A Modern Approach (4th edition), South-Western Cengage Learning.

Bibliografia complementar Gujarati, Damodar N. (2008), Basic Econometrics (5th edition), McGraw-Hill/Irwin.

Studenmund, A.H. (2010), Using Econometrics: A Practical Guide (6th edition), Prentice Hall.