Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MEEC

Economia da Empresa e Estratégia Empresarial (1 º Sem 2017/2018)

Código: 01158
Acrónimo: 01158
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 26.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 27.0 h/sem 123.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos Conhecimentos anteriores de microeconomia são recomendados.
Objectivos O principal objetivo geral é que os alunos absorvam e dominem os principais temas e as técnicas-chave ligados à teoria da empresa e ao estudo das organizações económicas em contextos competitivos. Serão abordados conceitos, métricas e predições relacionados com evolventes sectoriais, estrutura de mercado, fronteiras da empresa interacção estratégia, deliberação empresarial.

Programa P1. Teorias da empresa:
a) teoria convencional
b) teoria da agência
c) teoria neo-institucionalista
d) teoria evolucionista

P2. Análise ambiental distante e próxima:
a) Macro-contexto estrutural
b) Meso-contexto estratégico
c) Tipologias e taxonomias sectoriais

P3. Desenho de estratégias no mercado
a) Economias de escala, de gama e de rede
b) Integração vertical e horizontal
c) Outsourcing, offshoring, specific assets
d) Compromisso estratégico
e) Dinâmica da rivalidade de preços
f) Estratégias não-preço
g) Diversificação e diferenciação

P4. Fontes da liderança industrial
a) Empreendorismo e emergência de mercados
b) Dinâmica industrial e evolução sectorial
c) Posicionamento e vantagem competitiva
d) Sustentar o desempenho no longo prazo
Processo de avaliação 1- Frequência: 40%
2- Ficha individual: 50%
3- Participação: 10%  
Processo de ensino-aprendizagem Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de analisar e de discutir estratégias empresariais das seguintes formas:

1. Aulas expositivas - descrição e explicação de conceitos, exploração de factos estilizados sobre estratégia e concorrência;
2. Aulas participativas - debate sobre teoria e regularidades empíricas, ensaios de economia experimental, utilização de indicadores;
3. Auto-estudo - trabalho autónomo do aluno e, em particular, pesquisa e reflexão sobre as Fichas.
Observações Artigos científicos, relatórios oficiais e trabalhos de consultoria são disponibilizados como apoio a cada ponto do programa.

Espera-se que os mestrandos participem activamente durante e contribuam com apreciações baseadas na literatura relevante.
Bibliografia básica - Besanko, D. (2013), Economics of Strategy, 6th edition Wiley.
- Porter, M. (1998), Competitive Strategy: Techniques for Analyzing Industries and Competitors, New York: The Free Press.
Bibliografia complementar - Shapiro, C. e H. Varian (1998), Information Rules: A Strategic Guide to the Network Economy.
- Geroski, P. (2003), The Evolution of New Markets, Oxford: Oxford University Press.
- Cunha, M.P., J.V. Cunha e S. Mendonça (2010), Empresa, Progresso e Contestação: O Primeiro Século de Estudos Organizacionais, Lisboa: Sílabo.