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Ambiente, Energia e Sustentabilidade (2 º Sem 2017/2018)

Código: 01160
Acrónimo: 01160
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 20.0 h/sem 6.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 27.0 h/sem 123.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos Nenhum
Objectivos Esta unidade curricular pretende fornecer uma visão panorâmica das áreas relacionadas com a sustentabilidade ambiental, usando a teoria económica e enfatizando as falhas de mercado, os problemas intertemporais de gestão de recursos e o contributo do sector energético.
Programa 1. Apresentação dos conceitos fundamentais: sustentabilidade e desenvolvimento sustentável; falhas de mercado e política ambiental;
2. Problemas na escolha intertemporal: a escolha da taxa de desconto para a actualização dos valores futuros; a equidade intergeracional; como lidar com a incerteza nos resultados futuros;
3. A utilização dos recursos naturais no crescimento económico e o papel da inovação tecnológica; a relevância da substituibilidade;
4. O sector energético: caracterização e desafios; a política energética da União Europeia; eficiência energética.
5. Valoração de bens ambientais: metodologias e aplicações; indicadores de sustentabilidade: contabilidade ambiental nas contas nacionais, poupança genuína e outros indicadores.
Processo de avaliação Da avaliação contínua constarão diversos elementos:
- Participação (10%): valorizar-se-á uma atitude interessada e interventiva durante as aulas, mostrando preparação adequada (nomeadamente, leituras recomendadas) e também participação nas discussões online;
- Mini-testes (40%): haverá dois mini-testes de 20 minutos;
- Trabalho de grupo (50%): análise crítica de um tema a escolher.
Se um estudante não participar na avaliação contínua poderá ser avaliado por um exame final (100%).
Processo de ensino-aprendizagem As aulas teóricas (T) apresentam os conceitos fundamentais e mostram os problemas existentes, e as aulas teórico-práticas (TP) permitem maior discussão.
Pretende-se estimular nos alunos a capacidade de analisar a coerência e a pertinência de objectivos de sustentabilidade, desenvolvendo capacidade de análise crítica, de construção de argumentação própria fundamentada teórica, lógica e factualmente, e ainda competências de comunicação.
Observações -
Bibliografia básica Atkinson, Dietz and Neumayer (Eds). (2014) Handbook of Sustainable Development, Edward Elgar, 2a ed.
Keohane, N. and S. Olmstead (2007) Markets and the Environment, Island Press
Perman, Ma, Common, Maddison, and McGilvray (2011) Natural Resource and Environmental Economics, 4a ed, FT Prentice Hall
Sachs, J. (2015) The Age of Sustainable Development, Columbia University Press
Simpson,Toman and Ayres (2005) Scarcity and Growth Revisited: Natural Resources and the Environment in the New Millenium, RFF Press

Bibliografia complementar + Artigos escolhidos / chosen papers