Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MA , MA-UTAD

Métodos de Pesquisa em Antropologia (2º Ciclo) (1 º Sem 2018/2019)

Objectivos

Métodos de Pesquisa em Antropologia (2º Ciclo)

Mestrado em Antropologia
Mestrado em Antropologia (UTAD)

Objectivos Gerais

OG1.O seminário tem como objectivo principal elucidar as diferentes formas como os antropólogos responderam aos desafios teóricos e sociais do mundo contemporâneo através de abordagens etnográficas que problematizam o seu posicionamento, a relação entre observador e observado, a natureza multi-situada do trabalho de campo, a ética da observação; OG2.O seminário divide-se latu sensu em duas grandes partes. Numa primeira, serão elucidadas as principais questões da prática e política da etnografia nas últimas décadas; numa segunda, serão debatidas as questões que se levantam a pesquisas em contextos contemporâneos, globalizados; OG3. Os alunos serão estimulados a realizar exercícios de etnografia em que desenvolverão a capacidade de olhar, de escolher e articular um problema, a praticar a escrita etnográfica. OG4. A experiência de trabalho de campo prolongado da professora constituirá uma referência para os temas em análise.