Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MA , MA-UTAD

Métodos de Pesquisa em Antropologia (2º Ciclo) (1 º Sem 2018/2019)

Programa

Métodos de Pesquisa em Antropologia (2º Ciclo)

Mestrado em Antropologia
Mestrado em Antropologia (UTAD)

Programa

Introdução ao seminário. 1.O antropólogo e as transformações da observação etnográfica 1.1. Da viragem pós-modernista à antropologia reflexiva. Para uma epistemologia do encontro etnográfico. 2. A ética da observação. Antropologia e ética num mundo em transformação. 2.1. Impasses da observação: observador / observado, hierarquias de observação / hierarquias de poder. 2.2. Etnografia colaborativa. 3. Etnografia, política e a esfera pública. 3.1. Antropologia pública. 4. O terreno nos novos terrenos (1). Globalizar a antropologia, localizar os temas. Condições de pesquisa e novas abordagens. 4.1. Ambiente, ecologia, activismo. O terreno nos novos terrenos (2). 4.2. Deslocação, sem-abrigo, refugiados. 5. Terrenos móveis. Movimentos e deslocações transnacionais. 6. Uma antropóloga num terreno de longa duração. De uma aldeia a um slum do Gujarate. 7. O género da pesquisa. Para uma epistemologia de género? Conclusão do programa