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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LSS-PL

Metodologias de Intervenção em Serviço Social (2 º Sem 2019/2020)

Código: 01189
Acrónimo: 01189
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não tem
Objectivos - Apreender as bases teórico-metodológicas do Serviço Social de suporte ao exercício profissional.

Programa I. Metodologias específicas do Serviço Social:
1.Procedimentos metodológicos de intervenção:
a) Breve abordagem às componentes da Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade, Pluridisciplinaridade; Transdisciplinaridade.
2.Processo de Intervenção do Serviço Social:
a) Sinalização, despiste, estudo preliminar, diagnóstico (hipóteses de intervenção), planificação da intervenção, execução e avaliação do processo.
II. A metodologia de intervenção Individual e Colectiva em Serviço Social:
1.Modelo de intervenção Psicossocial; Modelo Centrado na Tarefa; Modelo Radical/Critico;
2.Modelos de intervenção em rede.
III. Competências profissionais no diagnóstico, planeamento e na intervenção em Serviço Social


Processo de avaliação A avaliação periódica integra os seguintes elementos
-1 teste escrito (50%) a realizar no período definido pelo calendário letivo
-1 ficha de leitura individual (15%)
-1 trabalho de grupo escrito (35%)
A avaliação final é realizada por exame de acordo com as datas do calendário letivo
Processo de ensino-aprendizagem -Exposição dos conteúdos pelo professor.
-Leitura, exposição e comentário de artigos ou casos práticos seleccionados pelo professor ou pelos alunos.
-Análise e debate reflexivo sobre temas de Serviço Social, estabelecendo a relação com as metodologias de intervenção.
Observações
Bibliografia básica Koprowska, Juliet (2014) Communication & Interpersonal Skills in Social Work, London, Learning Matters

Lishman, Joyce (2018) Social Work: an introduction, Sage Publ.

Parker, Jonathan & Greta Bradley (2014) Social Work Practice, London, Learning Matters

Rogers, M. et al (2016) Developing skils for Social Work Practice, Sage Publ.

Viscarret, Juan (2007) Modelos y métodos de intervencion  en Trabajo Social, Madrid, Alianza editorial


Bibliografia complementar Carvalho, Irene e Carla Pinto (2014) Serviço Social Teorias e Práticas,Lisboa, edições Pactor

Fialho, Joaquim et al (2015) Diagnóstico Social, Lisboa, Edições Sílabo

Lindsay, Trevor (2013) Social Work Intervention, London, Learning Matters

Santos, Clara C. et al (2013) Serviço Social Mutações e Desafios, Coimbra,Imprensa da Universidade de Coimbra

Sousa, Paula e José Luís D'Almeida (2016) Avaliação Diagnóstica, Viseu, Ed. Psicosoma

Teater, Barbra (2014), An Introduction To Applying Social Work Theories And Methods, London, Open University Press