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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LS , LS-PL

Sociologia da Informação e das Redes (1 º Sem 2019/2020)

Código: 01292
Acrónimo: 01292
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2019/2020
Pré-requisitos --- não se aplica ---
Objectivos Partindo da análise do papel da informação e das redes na mudança social, esta cadeira procura explorar e analisar a interacção entre tecnologias de informação, sociedade, economia, política e cultura numa perspectiva interdisciplinar e multicultural. As aulas serão construídas a partir da discussão sobre a transformação tecnológica, cultural, e institucional de sociedades ao redor do globo na perspectiva do papel central que as redes de comunicação electrónica assumem nos negócios, no quotidiano, nos serviços públicos, na interacção social e na política. Espera-se que os alunos, que frequentem esta cadeira, venham a consolidar conhecimentos sobre o porquê da sociedade em rede ser a nova forma de organização social característica da Era da Informação, substituindo assim a sociedade industrial, e que sejam capazes de analisar os processos de transformação tecnológica e a sua interacção com as culturas sociais em diferentes contextos institucionais e culturais.
Programa A Unidade Curricular engloba debates teóricos e a apresentação de evidências empíricas necessárias para a avaliação crítica das diferentes perspetivas em torno dos impactos sociais das tecnologias da Informação e da Comunicação. Deste modo, a UC irá passar através dos seguintes conteúdos programáticos (CP):
CP1. Teorias da Sociedade da Informação e da Sociedade em Rede.
CP2. A Sociedade em Rede numa perspectiva comparada.
CP3. A Economia Política da Sociedade em Rede.
CP4. A Geografia da Sociedade em Rede: Espaço de Fluxos, Espaço de Lugares, e Metrópole em Rede.
CP5. Redes de Comunicação Multimédia Globais: Da Comunicação de Massa à Auto-Comunicação de Massa e Comunicação em Rede.
CP6. Das comunidades online aos sítios de redes sociais: identidade, sociabilidades, autonomia, poder e cultura nos media sociais.
CP7. Comunicação Móvel e Sociedade.
CP8. Poder e Contrapoder na Sociedade em Rede.
CP9. Cultura(s) e Identidade(s) na Sociedade em Rede.
Processo de avaliação Cada aluno é responsável pelo seguinte:
1) Realizar as leituras necessárias
2) Desenvolver dois trabalhos
A avaliação contínua consistirá em dois momentos diferentes, autónomos ou interligados.
As notas finais serão calculadas com base em: Trabalho interino individual (30%); Trabalho final (60%); participação ativa (10%)
Os estudantes que não optarem pela avaliação contínua ou reprovarem neste regime de avaliação poderão fazer o exame final (100% da nota) nos períodos previstos para esse fim.
Processo de ensino-aprendizagem A orientação pedagógica da cadeira privilegia a aprendizagem activa e participada assente na orientação e apoio docente e no trabalho próprio de cada estudante.
No início da unidade curricular, far-se-á: a indicação de referências específicas ? bibliográficas, documentais, pistas de pesquisa ? para abordagem das temáticas propostas; o agendamento dos momentos formais de intervenção discente.
Observações --- não se aplica ---
Bibliografia básica Benkler, Yochai. The Wealth of Networks. New Haven: Yale University Press, 2006.

Cardoso, Gustavo, et al. A sociedade em rede em Portugal: uma década de transição. Coimbra: Almedina, 2015.

Cardoso, Gustavo; Cheong, Angus;  Cole, Jeffrey (eds.), World Wide Internet: Changing Societies, Economies and Cultures. University of Macau Press, SAR Macao, 2009.

Castells, Manuel (ed). The Network Society: A Cross-Cultural Perspective. Northampton, MA: Edward Elgar, 2004.

Graham, Mark, e William H. Dutton, eds. Society and the internet: How networks of information and communication are changing our lives. Oxford University Press, 2019.

Lapa, T., Vieira, Jorge, Azevedo, J. & Cardoso, G. As desigualdades digitais e a sociedade portuguesa: divisão, continuidades e mudanças. In Renato Miguel do Carmo, et al (Ed.), Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa. (pp. 257-270), Mundos Sociais, 2018.

Lupton, Deborah. "Digital risk society." The Routledge handbook of risk studies, 2016, 301-309.
Bibliografia complementar 1. Teorias da Sociedade em Rede

Daniel Bell. The Coming of Postindustrial Society. Basic Books, 1973, 1976, 1999. Focus on the prefaces to the 1976 and to the 1999 editions.

Castells, Manuel; Cardoso, Gustavo, A Sociedade em Rede. Do Conhecimento à Acção Política, Lisboa, INCM, 2006.

Frank Webster. Theories of the Information Society. London: Routledge, 2002.

Frijof Capra. Hidden Connections. New York: Doubleday, 2002. 5

David Singh Grewal. Network Power. New Haven: Yale University Press, 2008.

Duncan J. Watts. Small Worlds: The Dynamics of Networks Between Order and Randomness. Princeton: Princeton University Press, 1999.

2. A Sociedade em Rede numa perspective comparada: Silicon Valley, Finlândia e China.

Anna L. Saxenian. The New Argonauts. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2006.

Manuel Castells and Pekka Himanen. The Information Society and the Welfare State: The Finnish Model. Oxford: Oxford University Press, 2002.

Jack Linchuan Qiu. The Working Class Network Society: Communication Technology and Information Have-less in Urban China. Cambridge, MA: MIT Press, 2009.

You-tien Hsing. The Great Urban Transformation: Property and Politics in China. Oxford: Oxford University Press, 2009.

Ken Ducatel et alter (eds). The Information Society in Europe. Work and Life in an Age of Globalization. Lanham: Rowman and Littlefield, 2000.

Ernest Wilson. The Information Revolution and Developing Countries. Cambridge, MA: MIT Press, 2004.

3. A Economia Política da Sociedade em Rede

Martin Carnoy. Sustaining the New Economy: Work, Family and Community in the Information Age. Cambridge: Harvard University Press, 2000. 6

Manuel Castells. The Internet Galaxy. Oxford: Oxford University Press, 2001.

Eric Brynjolfsson and B. Kahin. Understanding the Digital Economy. Cambridge, MA: MIT Press, 2000.

Don Tapscott and Anthony D. Williams. Wikinomics. London: Portfolio/Penguin, 2006.

Howard Davies and David Green. Global Financial Regulation. Cambridge: Polity Press, 2008.

Frank Levy and Richard Murnane. The New Division of Labor: How Computers are Creating the Next Job Market. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2004.

Roger Waldinger and Michael Lichter. How the Other Half Works: Immigrants and the Social Organization of Labor. Berkeley: University of California Press, 2003.

4. A Geografia da Sociedade em Rede: Espaço de Fluxos, Espaço de Lugares, e Metrópole em Rede

Peter Hall and Kathy Pain. The Polycentric Metropolis. London: Earthscan, 2006.

William Mitchell. E-topia. Cambridge: MIT Press, 1999.

Stephen Graham (editor). The Cybercities Reader. London: Routledge, 2003. Pages 149-238.

Anthony M. Townsend. ?Mobile Communications in the Twenty-First Century City.? In Barry Brown, et alter (eds) Wireless World: Social and Interactional Aspects of the Mobile Age. London: Springer 2001: 62-78.

Mark Abrahamson. Global Cities. New York: Oxford University Press, 2004.

Ananya Roy and Nezar Alsayyad (eds). Urban Informality: Transnational Perspectives from the Middle East, Latin America, and South Asia. New York: Lexington Books.

Lisa Servon. Bridging the Digital Divide: Technology, Community and Public Policy. Oxford: Blackwell, 2002.

Robert Neuwirth. Shadow Cities: A Billion Squatters, a New Urban World. London: Routledge, 2006.

5. Redes de Comunicação Multimédia Globais: Da Comunicação de Massa à Auto-Comunicação de Massa

Amelia Arsenault and Manuel Castells. "The Structure and Dynamics of Global Multimedia Business Networks.? In International Journal of Communication, volume 2, 2008. Pages 707-748. (Accessible online: www.ijoc.org)

Robert McChesney. The Political Economy of Media. New York: Monthly Review Press, 2008-08-12.

Henry Jenkins. Convergence Culture. New York: New York University Press, 2006.

Eric Klinenberg. Fighting for Air. New York: Metropolitan Books, 2006.

Hernan Galperin. New Television, Old Politics: The Transition to Digital Television in Britain and in the United States. Cambridge: Cambridge University Press.

Pablo J. Boczkowski. Digitizing the News: Innovation in Online Newspapers. Cambridge, MA: MIT Press, 2004.

Lev Manovich. The Language of New Media. Cambridge, MA: MIT Press, 2001.

Tarleton Gillespie. Wired Shut: Copyright and the Shape of the Digital Culture. Cambridge: MIT, 2007.


6. Das comunidades virtuais às redes sociais: identidade, autonomia, poder e cultura nas redes sociais online.

Danah Boyd; Ellison, N. B. (2007). Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, 13(1), article 11. Disponível: http://jcmc.indiana.edu/vol13/issue1/boyd.ellison.html

Danah Boyd (2008). "Facebook's Privacy Trainwreck: Exposure, Invasion, and Social Convergence." Convergence, 14 (1)

Danah Boyd,; Golder, Scott; Lotan, Gilad, 2010. ?Tweet, Tweet, Retweet: Conversational Aspects of Retweeting on Twitter.? HICSS-43. IEEE: Kauai, HI, January 6.

Cardoso, Gustavo, Para uma Sociologia do Ciberespaço: comunidades virtuais em português, Oeiras, Celta Editora, 1998.

P. G. Lange, (2007). Publicly private and privately public: Social networking on YouTube. Journal of Computer-Mediated Communication, 13(1), article 18. Disponível: http://jcmc.indiana.edu/vol13/issue1/lange.html

Gruzd, Anatoliy; Wellman, Barry; Takhteyev, Yuri. Imagining Twitter as an imagined community. American Behavioral Scientist, 2011, 55.10: 1294-1318.


7. Comunicações Móveis e Sociedade

Manuel Castells, Mireia Fernandez-Ardevol, Jack Linchuan Qiu and Araba Sey. Mobile Communication and Society: A Global Perspective. Cambridge, MA: MIT Press, 2006.

James Katz (editor). Handbook of Mobile Communication Studies. Cambridge: MIT Press, 2008.

Barry Brown, Nicola Green, and Richard Harper (eds). Wireless World. Social and Interactional Aspects of the Mobile Age. London: Springer, 2001.

Richard Ling. The Mobile Connection: The Cell Phone?s Impact on Society. San Francisco: Morgan Kaufman, 2004.

Andre Caron and Letizia Caronia. Moving Cultures: Moving Communication in Everyday Life. Montreal: McGill-Queen?s University Press, 2007.

8. Poder e Contrapoder na Sociedade em Rede

Thomas Hollihan. Uncivil Wars: Political Campaigns in the Media Age. Bedford: St. Martin's, 2008 (2nd edition).

Bruce Bimber. Information and American Democracy. Technology and the Evolution of Political Power. New York: Cambridge University Press, 2003.

Helen McCarthy, Paul Miller, and Paul Skidmore. Network Logic: Who Governs in an Interconnected World. London: Demos 2004.

Pippa Norris. A Virtuous Circle: Political Communications in Postindustrial Societies. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

John B. Thompson. Political Scandal: Power and Visibility in the Media Age. Cambridge: Polity Press, 2000.

John Arquilla and David Rondfeldt. Networks and Netwars: the Future of Terror, Crime and Militancy. Santa Monica, CA: RAND National Defense Research Institute, 2002.

Peter Ludlow (ed). Crypto Anarchy, Cyberstates, and Pirate Utopias. Cambridge: MIT, 2001.

Dan Gillmor. We the Media: Grassroots journalism by the people, for the people. Sebastopol, CA: O'Reilly. 2004. 10

9. Cultura(s) e Identidade(s) na Sociedade em Rede

Scott Lash and Celia Lury. Global Cultural Industry. Cambridge: Polity Press, 2007.

Banet-Weiser, Sarah. Kids Rule!: Nickelodeon and Consumer Citizenship.
Durham: Duke University Press, 2007.

Banet-Weiser, Sarah, Chris, Cynthia & Freitas, Anthony (eds.). Cable Visions: Television Beyond Broadcasting. New York: New York University Press, 2007.

Marita Sturken, Douglas Thomas and Sanda J. Ball-Rokeach. Technological Visions: The Hopes and Fears that Shape New Technologies. Philadelphia: Temple University Press, 2004.

Daniel Solove. The Digital Person. New York: New York University Press, 2004.
Douglas Thomas. Hacker Culture. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2002.

Ben Anderson. ?The Social Impact of Broadband Household Internet Access.? Information, Communication and Society. Vol. 11, 1, 2008: 5-24.

Katherine Bessiere, et alter. Effects of Internet Use and Social Resources on Changes in Depression. Information, Communication and Society. Vol. 11, 1, 2008: 47-70.

L. Van Zoonen. Gendering the Internet: Claims, Controversies and Cultures. European Journal of Communication, Vol. 17, 1, 2002: 5-23.

David Couzens Hoy. ?The Time of Our Lives.? Cambridge, MA: MIT Press, 2009.

John Thompson. Books in the Digital Age. Cambridge: Polity Press, 2005.

Castells, Manuel. Communication Power. Oxford: Oxford University Press, 2009.

Hampton, Keith. ?Neighborhoods in the Network Society.? Information, Communication and Society, vol. 10, number 5, 2007: 714-748.

Shiller, Robert. The Subprime Solution: How Today?s Global Financial Crisis
Happened and What to Do About It. Princeton: Princeton University Press, 2008.

Weber, Steven. The Success of Open Source. Cambridge; MA: Harvard University Press, 2004.

Himanen, Pekka. The Hacker Ethic and the Business Environment. New York: Random House, 2001.

Stallman, Richard ?Free Software, Free Society. Selected Essays?, Boston: GNU Press, 2002 (edited by Joshua Gay).

Lessig, Lawrence. The Future of Ideas: The Fate of the Commons in a Connected World. New York: Vintage Books, 2001.

Rice, Ronald; Katz, James. Social Uses of the Internet. Cambridge: MIT Press, 2002.

Wasko, Janet. Understanding Disney: The Manufacture of Fantasy. Cambridge: Polity Press, 2001.

Wellman, Barry,  Personal Relationships: On and Off the Internet
in Vangelisti, Anita and Perlman, Daniel (ed.), Cambridge Handbook of Personal Relationships, Cambridge: Cambridge University Press, 2006.