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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  PGDC

Estratégia e Planeamento de Marketing (1 º Sem 2017/2018)

Código: 01295
Acrónimo: 01295
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 8.0 h/sem 0.0 h/sem 2.0 h/sem 30.0 h/sem 120.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Não tem.
Objectivos No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
1. Decidir sobre acções de marketing mix coerentes com uma estratégia pré-definida;  
2. Compreender o papel dos diferentes elementos da estratégia de marketing para o alcance de objectivos;
3. Diagnosticar e desenvolver soluções para problemas de marketing ao nível das variáveis produto, preço e distribuição;
4. Usar a criatividade, como complemento dos domínios conceptual e operacional, para construir vantagem competitiva.
Programa - Perceber o que é o Marketing e o Processo de Marketing
- O Planeamento Estratégico e o Processo de Marketing (Análise de Portfólio)
- A Envolvente de Marketing
- Do Consumidor para a Estratégia de Marketing
- Desenvolvimento da Estratégia de Marketing
- Marketing-Mix: Produto, Preço e Distribuição
Processo de avaliação Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores.
Participação - 10%
Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Processo de ensino-aprendizagem Aos alunos é pedida a sua participação na:
- Realização de casos práticos;
- Elaboração de trabalhos teórico/práticos;
- Discussão nas aulas.

Na discussão de casos e exercícios, os alunos devem ser activos e compreender que uma discussão participada é mais rica que uma correcção de um docente.
Para além da discussão de casos, as aulas serão animadas por exposições do docente e dos alunos.
Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.
Observações
Bibliografia básica Lendrevie, Jacques; Levy, Julien; Dionisio, Pedro; Rodrigues, Vicente (2015), Mercator da Língua Portuguesa, Teoria e Prática do Marketing, Pub.D.Quixote, Portugal
Bibliografia complementar - Kotler, Philip; Keller, Kevin (2015), A Framework for Marketing Management, Prentice-Hall International, USA
- Dibb, Sally, Simkin, Lyndon, Pride, William M., Ferrrell, O.C., (2006), Marketing Concepts and Strategies, Houghton Mifflin, USA