Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  GE

Análise de Dados e Informação (2 º Sem 2018/2019)

Código: 01302
Acrónimo: 01302
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 8.0 h/sem 0.0 h/sem 2.0 h/sem 30.0 h/sem 120.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Nenhum
Objectivos Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de aplicar a análise de dados univariada e multivariada a problemas concretos, em contextos empresariais e das instituições em geral.
Programa 1 - Back to maths.
2 - Estatística descritiva com aplicações.
3 - Inferência estatística com aplicações.
4 - Análises de correlação e regressão linear simples
5 - Modelo de Regressão Linear Múltipla (MLRM).
Processo de avaliação Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Processo de ensino-aprendizagem Deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral:
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos
3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo
4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador
5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno
Observações -
Bibliografia básica Curto, José Dias (2016), Estatística, muitas aplicações em Excel e poucas fórmulas..., edição de Autor.
Curto, José Dias e Gameiro, F. (2016), Excel para economia e gestão, 4ª ed., Ed. Sílabo.

Bibliografia complementar Pinto, J. & Curto, J. (2014), Estatística Aplicada à Economia e Gestão, 3ª edição, Ed. Sílabo.
Wooldridge, J. (2013), Introductory Econometrics: A Modern Approach, 5th edition, Cengage Learning.
Greene, W. (2011), Econometric Analysis, Prentice-Hall, Seventh edition.