Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DSS

Intervenção em Serviço Social (2 º Sem 2019/2020)

Código: 01412
Acrónimo: 01412
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 16.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 2.0 h/sem 18.0 h/sem 132.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2015/2016
Pré-requisitos Não tem
Objectivos - Aprofundar o conhecimento em Serviço Social através do método reflexivo, construindo uma intervenção informada em Serviço Social.
Programa I.Problematização da intervenção em Serviço Social na contemporaneidade.
II. Perspectivas de Intervenção em Serviço Social: Diversidade e pluralidade.
III. Níveis de intervenção em Serviço Social: Micro, Meso e Macro.
IV. Conhecimento, competências e valores necessários à intervenção em Serviço Social.
V. Estratégias e desafios para uma intervenção informada em Serviço Social.
Processo de avaliação - A avaliação é individual, ou seja cada doutorando lecciona 1 aula e prepara 1 paper de 3 a 5 páginas sobre uma proposta de Intervenção do Serviço Social (aprofundada) de forma abstracta ou aplicada ao objecto teórico de pesquisa.
Processo de ensino-aprendizagem - Exposição pelo Professor;
- Debate e reflexão analítica sobre os temas de investigação dos doutorandos.
- Consiste em aprofundar o interesse teórico desenvolvido na unidade curricular de teorias do Serviço Social e explorar as potencialidades da teoria para a intervenção em Serviço Social.

Observações
Bibliografia básica Davies, Martin (2008), The Blackwell Companion to Social Work., 3 ª ed., Blackwell. Publishing
Gray, Mel and Stephen Webb (2013), The New Politics of Social Work, London, palgrave Macmillan
Healy, Karen (2014), Social Work Theories in Context: Creating Frameworks for Practice, London, Palgrave Macmillan
Hepworth, Dean H. et al (2010), Direct Social Work Pratice. Theory and Skils, Eight Edition, USA,  Ed. BROOKS/COLE Cengage Learning.
Lindsay, Trevor (2013), Social Work Intervention, London, Sage Publications
Stepney, Paul and Deirdre Ford (eds)(2000), Social Work Models, Methods and Theories, Dorset, Russell House Publishing
Teater, Barbra (2010), Applying Social Work Theories and Methods, Berkshire, Open University Press
Trevithick, Pamela (2012), Social Work Skills and Knowledge, third edition, Berkshire, Open University Press
Zastrom, Charles  H. (2010), The Practice of Social Work. A Comprehensive Worktext, 9th. Edition, USA.Ed. Brooks/Cole, Cengage Learning.


Bibliografia complementar Dominelli, Lena (1998) Anti-oppressive practice in context, in Adams, Robert et al, Social Work  themes, issues and critical debates, London, Macmillan
Freire, Paulo,  A critical understanding of Social Work (1990) Journal of Progressive Human Services, vol. 1(1)
Hatzfeld, Hélène (1998) , Construire de Nouvelles Légimités en Travail Social, Paris, Dunod
Healy, Karen, (2001) - Trabajo Social, Perspectivas  Contemporáneas, Coruña/ Madrid, Fundación Paideia/ Ediciones Morata.
Hothersall, Steve J. and Mike Maas-Lowit (2011), Need, Risk and Protection in Social Work Practice, Exeter, Learning  Matters
Howe, David (2014), The compleat social worker, London, Palgrave Macmillan
Lee, Judith A.B. 2001. The Empowerment Approach to Social Work Practice. Building the Beloved Community. 2ª ed. Nova York. Columbia University Press.
Rodrigues, Fernanda e STOER, Stephen (1998), Entre Parceria e Partenariado Amigos Amigos, Negócios à Parte, Oeiras, Celta