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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  METI , MEI

Desenvolvimento de Aplicações para Ambientes Móveis (2 º Sem 2017/2018)

Código: 01543
Acrónimo: 01543
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 12.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos É importante possuir alguns conhecimentos básicos de linguagens de programação, preferencialmente Java.
Objectivos Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular (UC) possam adquirir as competências necessárias que lhes permitam:
- Perceber as principais características e limitações de dispositivos móveis inteligentes
- Introduzir o desenvolvimento de aplicações móveis para dispositivos móveis inteligentes (smartphones e tablets)
- Introduzir o desenvolvimento nativo de aplicações móveis para diferentes plataformas (Google Android, Microsoft Windows Phone, Apple iOS, entre outras)
- Introduzir o desenvolvimento para Web para dispositivos móveis (recorrendo a normas Web, como o HTML5, CSS3 e JavaScript).
- Introduzir o desenvolvimento híbrido para dispositivos móveis (recorrendo ao Appcelerator Titanium)
Programa I. Introdução ao desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis inteligentes
a. Introdução ao desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis
b. Características e funcionalidades dos dispositivos móveis
II. Plataformas de desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis inteligentes
a. Google Android, Microsoft Windows Phone, Apple iOS
b. IDEs de desenvolvimento
III. Desenvolvimento Nativo de Aplicações para Dispositivos Móveis
a. Desenvolvimento nativo de Aplicações com Google Android (Java)
b. Desenvolvimento nativo de Aplicações com Microsoft Windows Phone
c. Desenvolvimento nativo de Aplicações com Apple iOS
IV. Desenvolvimento de aplicações Web e Híbridas para Dispositivos Móveis
a. Desenvolvimento Web de Aplicações móveis (HTML5, CSS3, JS)
b. Desenvolvimento Híbrido de Aplicações móveis (Appcelerator Titanium)
V. Planeamento e concepção de projeto de desenvolvimento de Aplicações para dispositivos móveis
Processo de avaliação Avaliação Contínua:
- Realização de projeto em grupo/individual (50%)
- Apresentação e discussão do projeto (40%)
- Participação nas aulas (10%)

Os alunos que reprovarem na avaliação contínua podem entregar e apresentar o projecto da data da época de recurso (2ª época).
A frequência de um número mínimo de aulas não é obrigatória em nenhum dos métodos de avaliação.
Processo de ensino-aprendizagem Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA):
MEA.1: Expositivas, para apresentação do enquadramento teórico
MEA.2: Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais
MEA.3: Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos
MEA.4: Argumentativas, com apresentação e discussão do trabalho de grupo
Observações Nenhuma.
Bibliografia básica Documentação a disponibilizar pelo corpo docente na plataforma.
Welch, S. (2011). From Idea to App: Creating IOS UI, Animations, and Gestures (Voices That Matter). New Riders
Lee, W.-M. (2011). Beginning Android Application Development (Wrox Programmer to Programmer) (p. 448). John Wiley & Sons
Petzold, C. (2011). Microsoft Silverlight Edition: Programming for Windows Phone 7 (p. 768). MICROSOFT PRESS
Bibliografia complementar Cameron, R. (2011). Pro Windows Phone 7 Development (p. 464). APRESS.
Castledine, E., Eftos, M., & Wheeler, M. (2011). Build Mobile: Websites and Apps for Smart Devices (p. 256). SITEPOINT.
Collins, C., Galpin, M., & Kaeppler, M. (2011). Android in Practice (p. 648). Manning Publications.
Kochan, S. G. (2011). Programming in Objective-C: Updated for iOS 5 and Automatic Reference Counting (ARC) (Developerâs Library) (p. 560). Addison Wesley.
Lee, W.-M. (2012a). Beginning IOS 5 Application Development (p. 656). John Wiley & Sons.
Lee, W.-M. (2012b). Beginning Android 4 Application Development (p. 560). John Wiley & Sons.
Mark, D., Nutting, J., & LaMarche, J. (2011). Beginning iPhone 5 Development: Exploring the iOS 5 SDK (p. 732). APRESS.
Meier, R. (2012). Professional Android 4 Application Development (p. 864). John Wiley & Sons.
Stark, J. (2010). Building iPhone Apps with HTML, CSS, and JavaScript: Making App Store Apps Without Objective-C or Cocoa (p. 186). O'Reilly Media.
Steele, J., & To, N. (2010). The Android Developer's Cookbook: Building Applications with the Android SDK (Developer's Library) (p. 400). Addison Wesley.
Vaughan, D. (2012). Windows Phone 7.5 Unleashed (p. 1120). Sams.
Wildermuth, S. (2011). Essential Windows Phone 7.5: Application Development with Silverlight (Microsoft .Net Development) (p. 512). Addison Wesley.