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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGM , MPRI

Psicologia do Contato Intercultural e da Comunicação (1 º Sem 2019/2020)

Código: 01688
Acrónimo: 01688
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 25.0 h/sem 125.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Esta Unidade Curricular requer um domínio da língua inglesa no nível B do sistema Europass, uma vez que as aulas poderão ser lecionadas integralmente em inglês por professores portugueses e/ou estrangeiros. Para facilitar a compreensão, os/as alunos/as cuja língua preferencial é o português poderão realizar atividades e receber explicações em português. Todos as provas de avaliação poderão ser realizadas em português ou em inglês, cabendo a escolha da língua ao/à estudante.
Objectivos Esta UC visa fornecer conhecimentos necessários à compreensão dos fatores que podem dificultar ou facilitar os encontros entre pessoas de diferentes culturas (ao nível doméstico ou global).
Programa CP1) As dinâmicas da aculturação:
- Mutualidade na aculturação: teorias da aculturação e relações intergrupais
- Dinâmicas intergrupais que afectam a aculturação
- Stress e Coping, Aprendizagem Cultural, Orientações Culturais e Desenvolvimento como abordagens à aculturação
CP2)  A psicologia social do multiculturalismo:
- Multiculturalismo e relações intergrupais
CP3) Diferenças culturais na comunicação
- Artefactos culturais/valores/pressupostos da comunicação
- Dimensões culturais e comunicação
- Comunicação verbal e não-verbal através das culturas
CP4) Comunicação no contexto de trabalho multicultural
- Comunicar perspectivas de diversidade
- Conflito/negociação intercultural
CP5) Tecnologias da comunicação / Competências interculturais
- Influência dos novos media no contacto intercultural
- Competências interculturais em equipas (virtuais)
Processo de avaliação Avaliação periódica:O sucesso nesta UC depende da assistência a 80% das aulas. A avaliação é feita com base num trabalho de grupo (40%) e num teste de escolha múltipla (60%). Os estudantes ficam aprovados se obtiverem uma classificação média igual ou superior a 9.5 (nota mínima de 9.5 no teste e no trabalho de grupo).
Avaliação em Exame Final: Teste padronizado de verificação dos conhecimentos fundamentais (100%).O teste terá lugar na 1.ª e na 2.ª Épocas de Avaliações.

Processo de ensino-aprendizagem Esta UC usará a seguinte combinação de metodologias de ensino:
- Apresentações do docente
- Discussões de grupo
- Pequenos vídeos demonstrativos de situações de contacto e comunicação intercultural
- Trabalhos de grupo e apresentações
- Leituras
- Participação activa em exercícios de treino intercultural
- Discussão de exemplos reais e de experiências individuais dos alunos
Observações Nada a referir
Bibliografia básica Ting-Toomey, S. & Chung, L.C. (2012). Understanding Intercultural Communication. Oxford: Oxford University Press.
Schwartz,S.J., Vignoles, V.L., Brown, R., & Zagefka, H. (2014). The identity dynamics of acculturation and multiculturalism: Situating acculturation in context. In V. Benet-Martínez & Y-y Hong (Eds), Oxford handbook of multicultural identity, Oxford University Press.
Jansen, W. S., Vos, M. W., Otten, S., Podsiadlowski, A., & van der Zee, K. I. (2016). Colorblind or colorful? How diversity approaches affect cultural majority and minority employees. Journal of Applied Social Psychology, 46(2), 81-93.
Ward, C., & Szabo, A. (forthcoming). Affect, Behavior, Cognition and Development: Adding to the Alphabet of Acculturation. In D. Matsumoto & S. Hwang (Eds.), Handbook oc Culture and Psychology (2nd ed.)
Berry, J., & Ward, C. (2016). Multiculturalism. In D. Sam & J. W. Berry (Eds), The Cambridge Handbook of Acculturation Psychology (pp. 441-463). Cambridge University Press.
Bibliografia complementar - Manusov, V. & M. L. Patterson. M. L. (Eds) (2006). The Sage book of nonverbal communication. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
- Ting-Toomey, S. & Chung, L. C. (2012). Understanding Intercultural Communication. Oxford: Oxford University Press.
- Berry, J., & Sam, D (2014). Multicultural societies. In V. Benet-Martínez & Y-y Hong (Eds), Oxford handbook of multicultural identity, Oxford University Press.
- Deaux, K., & Verkuyten, M. (2014). The social psychology of multiculturalism: Identity and intergroup relations. In V. Benet-Martínez & Y-y Hong (Eds), Oxford handbook of multicultural identity, Oxford University Press.
- Schwartz, S. J., Vignoles, V. L., Brown, R., & Zagefka, H. (2014). The identity dynamics of acculturation and multiculturalism: Situating acculturation in context. In V. Benet-Martínez & Y-y Hong (Eds), Oxford handbook of multicultural identity, Oxford University Press.
- Wilson, J., Ward, C., & Fischer, R. (2013). Beyond Culture Learning Theory: What Can Personality Tell Us About Cultural Competence? Journal of Cross-Cultural Psychology, 44, 900-927.
- Nguyen, A. M. D., & Benet-Martínez, V. (2013). Biculturalism and adjustment: A meta-analysis. Journal of Cross-Cultural Psychology, 44(1), 122-159.
- Ward, C., & Geeraert, N. (2016). Advancing acculturation theory and research: the acculturation process in its ecological context. Current Opinion in Psychology, 8, 98-104.
- Gudykunst, W. B. (1997). Cultural variability in communication: An introduction. Communication research, 24(4), 327-348.
- Jansen, W. S., Vos, M. W., Otten, S., Podsiadlowski, A., & van der Zee, K. I. (2016). Colorblind or colorful? How diversity approaches affect cultural majority and minority employees. Journal of Applied Social Psychology, 46(2), 81-93.
- Shachaf, P. (2008). Cultural diversity and information and communication technology impacts on global virtual teams: An exploratory study. Information & Management, 45(2), 131-142.
- Ward, C., & Szabo, A. (forthcoming). Affect, Behavior, Cognition and Development: Adding to the Alphabet of Acculturation. In D. Matsumoto & S. Hwang (Eds.), Handbook oc Culture and Psychology (2nd ed.)
- Berry, J., & Ward, C. (2016). Multiculturalism. In D. Sam & J. W. Berry (Eds), The Cambridge Handbook of Acculturation Psychology (pp. 441-463). Cambridge University Press.