Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MPRI

Desenvolvimento de Competências para Diversidade Individual e Cultural (1 º Sem 2016/2017)

Código: 01697
Acrónimo: 01697
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 25.0 h/sem 125.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos Não se aplica
Objectivos Esta UC procura promover a consciência e a sensibilidade a questões da diversidade individual e cultural, como elas se aplicam nas diferentes áreas de trabalho (escola, contexto clínico, organizações, etc...). O objectivo é desenvolver competências pessoais e profissionais, focando-se especificamente na sua aplicação a diferentes contextos na psicologia.
Programa 1. Desenvolvimento Profissional e Diversidades
- Valores pessoais e desenvolvimento profissional
- Género e sexismo
- Idade e idadismo
- Raça/Etnia e racismo
- Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero e homofobia
- Outras populações (pessoas com incapacidades, minorias religiosas, refugiados...)
2. Competências para a Diversidade Individual e Cultural: uma introdução histórica
- Modelos de Competências Multiculturais
- Moledos de Competência "Cor-de-rosa" ("Pink Competence")
- Competências para a Diversidade Individual e Cultural e os códigos de ética em Psicologia
- Para além das competências individuais: Competência Organizacional/de Serviços
3. Avaliação e Formação
- Principais instrumentos de avaliação de competências para a diversidade individual e cultural
- Investigação sobre o desenvolvimento e formação de competências para a diversidade individual e cultural
Processo de avaliação Os alunos podem optar por realizar a UC em avaliação contínua, ou por exame final. Em avaliação contínua os alunos deverão comparecer a 75% das aulas TP, e estarão sujeitos a: 1) Um ensaio individual (50%); 2) Um trabalho de grupo (50%).
Ficam aprovados os alunos que obtenham uma nota final igual ou superior a 9.5 valores em cada elemento de avaliação. Os alunos poderão propor-se a um exame final (100%).
Processo de ensino-aprendizagem A UC é composta por 1) aulas teórico-práticas (24 horas) e por 2) sessões de orientação tutorial (1h/discente).
Observações O horário de atendimento é 5ª feiras, 12h-13h, gabinete 116, ou por marcação de email.
Bibliografia básica Cornish, J. A. E., Schreier, B. A., Nadkarni, L. I., Metzger, L. H., & Rodolfa, E. R. (2010). Handbook of Multicultural Counseling Competencies. New Jersey: John Wiley & Sons.
Deardorff, D.K (2009).  The SAGE Handbook of Intercultural_Competence. Thounsand Oaks: Sage.
Lee, W. et al (2007).  Introduction to multicultural counseling for helping professionals (2nd edition). NY: Routledge.
Martines, D. (2008). Multicultural school psychology Competencies : a practical guide. London: Sage.
Organization for Economic Co-Operation and Development (2010). Educating Teachers for Diversity: Meeting the Challenge. OECD Publishing.
Ponterotto, J. et al (2010). Handbook of multicultural counseling (3nd edition). Thousand Oaks: Sage.
Pope-Davis, D., Coleman, H., Liu, W. & Toporek, R. (2003). Handbook of Multicultural Competencies in Counseling & Psychology (Eds.). California: Sage.
Sue, D.W. (2010).  Microaggressions in Everyday Life: Race, Gender, and Sexual Orientation. Wiley.
Bibliografia complementar To be handed in at the beginning of each class.

American Psychological Association (2011). Guidelines for Psychological Practice  with Lesbian, Gay, and Bisexual Clients. American Psychologist, 67(1), 10-42.
American Psychological Association (2003). Guidelines of multicultural education, training, research, practice, and organizational change for psychologists. American Psychologist, 58(5), 377-402.
Daniel, J.H., Roysircar, G., Abeles, N. & Boyd, C. (2004).  Individual and Cultural-Diversity Competency: Focus on the Therapist. Journal of Clinical Psychology, 60(7), 755-770.