Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DCCo

Investigação em Ciências da Comunicação (2 º Sem 2018/2019)

Código: 01701
Acrónimo: 01701
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 10.0 h/sem 6.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 17.0 h/sem 133.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não se aplica.
Objectivos 1) Colocar os doutorandos a par das tendências atuais da investigação em ciências da comunicação.
2) Conhecer aprofundadamente exemplos de investigações de excelência em comunicação e com isso boas práticas e desafios.
3) Sensibilizar, através deste portfólio de exemplos práticos, os doutorandos para a escolha de temas de investigação pertinentes bem como desenhos de pesquisa e metodologias adequadas de acordo com os interesses particular de cada aluno.
4) Potenciar exercícios de problematização de desenhos de pesquisa e opções metodológicas.
Programa 1) Apresentação da UC: objetivos, calendarização e avaliação
2) Sessões com convidados

Processo de avaliação Os alunos deverão mapear as investigações pertinentemente relacionadas com a temática particular da sua tese.
Seguidamente o aluno deverá escolher uma ou mais investigações de relevo para conduzir uma desconstrução crítica do seu desenho da pesquisa e problematização metodológica. Assiduidade e participação: 10%.
A avaliação contínua exige uma assiduidade mínima que não poderá ser inferior a 80% das aulas.
Processo de ensino-aprendizagem As metodologias de ensino serão do tipo: expositivo, participativo e de estudo autónomo.
Serão expostos casos práticos de pesquisas e será fomentado o diálogo entre investigadores sénior e alunos. Dar-se-á particular destaque aos desafios com os quais se confronta o investigador, mas também boas práticas de investigação.
Implicar-se-á ainda os doutorandos na pesquisa bibliográfica autónoma de investigações relevantes para as suas temáticas específicas.

Observações
Bibliografia básica Berger, Arthur Asa (2016, 4ª edição) Media and communication research methods: an introduction to qualitative and quantitative approaches, Londres, Sage

Bryman, Alan (2016 - 5ª edição) Social Research Methods, Oxford, Oxford University Press

Croucher, Stephen M. & Cronn-Mills, Daniel (2015) Understanding communication research methods: a theoretical and practical approach, New York, Routledge

Hansen, Anders & Machin, David (2013) Media and communication research methods. London, Palgrave

Jensen, Klaus Bruhn (ed.) (2012, 2ª ed.) A handbook of media and communication research: qualitative and quantitative methodologies, London, Routledge
Bibliografia complementar Bauer, M. W., & Gaskell, G. D. (2000) Qualitative Researching with Text, Image and Sound: A Practical Handbook for Social Research. London, Sage

Bertrand, Ina & Hughes, Peter (2017 - 2ª edição) Media Research Methods. Audiences, Institutions and Texts. New York, Palgrave

Corbin, Juliet & Anselm Strauss (2015) Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing grounded theory: Londres, Sage

de Vaus, David (2014, 6a ed) Surveys in Social Research, New York, Routledge.

Flick, U. (1998) An Introduction to Qualitative Research. London, Sage

Halfpenny, Peter & Rob Procter (2016) Innovations in digital research methods, London, Sage

van Leeuwen, Theo & Carey Jewitt (2008) Handbook of Visual Analysis, London, Sage

Rose, G. (2012) Visual Methodologies: An Introduction to Researching with Visual Materials. London, Sage

Schrøder, K., Murray, C., Drotner, K. & Kline, S. (2003) Researching Audiences: A Practical Guide to Methods in Media Audience Analysis. London, Bloomsbury