Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DCCo

Métodos Avançados em Ciências da Comunicação (1 º Sem 2018/2019)

Código: 01702
Acrónimo: 01702
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 16.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 17.0 h/sem 133.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2011/2012
Pré-requisitos Não se aplica.
Objectivos MÓDULO I
- Identificar e avaliar criticamente uma variedade de métodos de investigação utilizados pelos investigadores na área da comunicação.
- Proporcionar o desenvolvimento de competências práticas que permitam aos estudantes a recolha, análise e exposição de dados de investigação.
Principais competências a adquirir:
- Domínio das principais metodologias aplicáveis a contextos comunicacionais.
- Capacidade de identificar um problema de investigação, decidir sobre os objectivos da investigação e seleccionar os métodos e técnicas apropriados para levar a cabo a investigação.
MÓDULO II
Proporcionar uma formação avançada em tratamento qualitativo dos resultados de uma pesquisa qualitativa, através do desenvolvimento de competências necessárias à utilização, em contexto académico e profissional, do software para Análise de Conteúdo - MAXqda®.

Programa MÓDULO I
1.Teorias e abordagens gerais às questões da investigação.
2. O primado da teoria. A construção dos modelos de análise.
2.1.Modelos de investigação qualitativos, quantitativos e mistos.
3. Metodologias ?lógico-dedutivas?
4. Metodologias ?compreensivas?
4.1. Fundamentos, características, objectivos e conceitos fundamentais.
4.2. Modelos e modelização da investigação qualitativa.
4.3. Principais técnicas qualitativas de recolha de informação. As entrevistas, as abordagens biográficas, a observação.
5. Selecção das unidades de observação e amostragem.
MÓDULO II
Design da pesquisa
Análise de Conteúdo: teoria e método
Análise de Conteúdo Assistida por Computador:
- Introdução ao MAXqda
- Codificação em MAXqda
- Codificação automática com Maxdictio
- Outputs do MAXqda
- Ferramentas visuais do MAXqda
Análise da relevância temática: Articulação entre o MAXqda e o Excel.
Processo de avaliação - Trabalho escrito individual com a estrutura de um projecto de investigação que traduza reflexão e aprofundamento de metodologias e técnicas a utilizar em Ciências da Comunicação.
- Revisão crítica de um artigo científico tendo em conta os conhecimentos adquiridos em contexto de aula.


Processo de ensino-aprendizagem MÓDULO I
Discussão das principais questões epistemológicas, compreensão dos problemas centrais que se colocam nas diversas fases do processo de investigação, reflexão sobre a definição da estratégia de investigação. Os conhecimentos referentes a cada tópico serão aplicados aos projectos dos doutorandos.
MÓDULO II
As aulas incidirão tanto nas componentes teórica e conceptual, que sustentam uma adequada compreensão dos métodos, como nas componentes instrumentais, fazendo uso de exemplos concretos de aplicação desta metodologia
Observações
Bibliografia básica MÓDULO I
Creswell, J. W. (2009). Research Design ? Quantitative, Qualitative and Mixed Methods Approaches. London: Sage.
Gunter, B. (2000). Media research methods: measuring audiences, reactions and impact. London: Sage.
Hammersley, M. & Atkinson, P. (2007). Ethnography: Principles in practice. London: Routladge.
Wimmer, R. D., & Dominick, J. R. (2003). Mass Media Research: An Introduction. CA: Thomson/Wadsworth.
MÓDULO II
Flick, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Monitor.
Gigglione, R e B. Matalon (1992), O Inquérito-Teoria e prática, Oeiras: Celta.
Guerra, I. C. (2006), Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo, Estoril: Principia.
Ketele, J-M. e X. Roegiers (s/d), Metodologia de Recolha de Dados - Fundamentos dos Métodos de Observações, de Questionários, de Entrevistas e de Estudo de Documentos, Lisboa: Instituto Piaget.
Lessard-Hébert, M; G. Goyette; G. Boutin (2005), Investigação Qualitativa ? Fundamentos e Práticas, Lisboa: Piaget

Bibliografia complementar