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Métodos de Avaliação (2 º Sem 2017/2018)

Código: 01712
Acrónimo: 01712
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2013/2014
Pré-requisitos Não se aplica.
Objectivos A unidade curricular Métodos de Avaliação tem como grande objectivo expor quais os principais procedimentos que devem anteceder a realização de um exercício de avaliação e as opções instrumentais que poderão ser tomadas para a plena concretização dos objectivos da avaliação.
Programa CP1. FUNDAMENTOS PARA O DESENHO E PROGRAMAÇÃO DA AVALIAÇÃO
1.1. O(s) conceito(s) de avaliação de políticas públicas
1.2. Definição do objecto, dos objectivos e dos recursos
1.3. Tipos genéricos de avaliação
1.4. Conceitos relevantes
1.5. Ética e serviço público na prática da avaliação

CP2. OPÇÕES METODOLÓGICAS EM AVALIAÇÃO
2.1. Formulação e utilização de questões de avaliação
2.2. Abordagens metodológicas em avaliação
2.3. Ferramentas de suporte à avaliação
2.4. Avaliar a avaliação
2.5. Métodos de suporte às estratégias de comunicação de resultados

CP3. ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA A ANÁLISE DE COMPONENTES DE AVALIAÇÃO
3.1. Relevância/pertinência
3.2. Coerência
3.3. Eficácia
3.4. Eficiência
3.5. Resultados e impacto
Processo de avaliação A avaliação da unidade curricular Métodos de Avaliação é realizada ao longo do período lectivo através de um trabalho de grupo realizado por fases e com recurso ao acompanhamento em aula.
Processo de ensino-aprendizagem Aulas teóricas.
Exploração da Bibliografia.
Sessões teórico-práticassobre casos concretos.
Observações
Bibliografia básica BAMBERGER, M. J., RUGH, J. e MABRY, L. (2006), RealWorld evaluation. Working under budget, time, data and political constrains, Sage, London.
CHEN, Huey T. (2004), Practical program evaluation. Assessing and improving planning, implementation and effitiveness, Sage, Londres.
FUNNELL, S. e ROGERS, P. (2011), Purposeful program theory: effective use of theories of change and logic models, Jossey-Bass, San Francisco.
HOLDEN, D. e ZIMMERMAN, M. (2009), A practical guide to program evaluation planning, Sage, Thousand Oaks.
SHAW, I. F., GREENE, J. C. e MARK, M. M. (2006), The SAGE handbook of evaluation, Sage, London.
STUFFLEBEAM, D. e SHINFIELD, A. (2007), Evaluation Theory, Models and Applications, Wiley and Sons, London.
WHOLEY, J., HARTY, H. e NEWCOMER, K. (eds.) (2004), Handbook of practical program evaluation, Jossey-Bass, Washington.
KNOWLTON, L. e PHILLIPS, C. (2009), The logic model guidebook, Sage, Thousand Oaks.
Bibliografia complementar BAMBERGER, ALTSCHULD, James e WITKIN, Belle (1999), From needs assessment to action: transforming needs into solutions strategies, Sage, Londres.
BIHNGHAM, R. e FERBINGER, C. (1989), Evaluation in practice, a methodological approach, Longman, New York.
BOULMETIS, John e DUTWIN, Phyllis (2011), The ABCs of Evaluation: Timeless Techniques for Program and Project Managers, terceira edição, Jossey-Bass, San Francisco.
BOYLE, R. e LEMAIRE, D. (1999), Building effective evaluation capacity lessons from practice, Transaction Publishers, London.
BUSSMAN, W. (1995), Accompagner et mettre à profit avec succès les évaluations des mesures étatiques: guide de réflexion, Éditions Georg, Genève.
CAD (2002), Pratiques efficaces pour mener une évaluation conjointe associant plusieurs donneurs, OCDE.
CHELIMSKY, E. e SHADISH, W. (1997), Evaluation for the 21st century: a handbook, Sage, London.
COMISSÃO EUROPEIA (2003), Means collection: evaluating socio economic programmes - the guide, sl.
CONAN, Michel (1998), L'évaluation constructive. Théorie, principes et éléments de méthode, Editions de l'aube, Paris.
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MAXWELL, Joseph A. (2004), Qualitative Research Design. An Interactive Approach, Sage, London.
PATTON, Michael Q. (2012), Essentials of utilization-focused evaluation, Sage, Thousands Oaks. .
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