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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MPP

Marketing Político (1 º Sem 2018/2019)

Código: 01714
Acrónimo: 01714
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2011/2012
Pré-requisitos Não se aplica.
Objectivos O objectivo central da unidade curricular Comunicação Pública e Marketing Político centra-se na compreensão do papel da comunicação política em geral e do marketing político, em especial, no processo de preparação, implementação e avaliação de decisões políticas e no processo de competição dos agentes políticos pelo poder.
A unidade curricular visa a aquisição de competências no domínio de:
(i) ferramentas teóricas necessárias à compreensão dos mecanismos de competição política com recurso a técnicas de marketing e de comunicação;
(ii) instrumentos metodológicos com vista à aplicação de ambas as ferramentas a situações em que se concretiza a acção política corrente dos agentes políticos.

Programa 1. PAPEL E IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO POLÍTICA
- Persuasão, propaganda política e marketing político
- A perspectiva sistémica da persuasão política
- A persuasão, os subsistemas e as entradas do sistema político
- A persuasão, o funcionamento e a selecção das entradas no sistema político
- A persuasão e as saídas do sistema político
- Sondagens, comunicação política e democracia

2. MÉTODOS DE MARKETING POLÍTICO
- Definição de objectivos
- Segmentação
- Posicionamento
- Evolução do marketing político
- Análise do mercado político

3. O MARKETING E A COMUNICAÇÃO ELEITORAL
- Comunicação e política: a mediapolítica e a agenda pública
- Institucionalização do marketing político na acção política corrente
- Elementos de comunicação eleitoral
- O poder dos cidadãos: a decisão de voto
- O poder dos media: a decisão da noticiabilidade da temática eleitoral

Processo de avaliação A avaliação tem em conta os seguintes parâmetros e respectivo peso na classificação final:
(i) assiduidade e participação de qualidade nas aulas - envolvimento na disciplina, capacidade de trabalho, de crítica e de auto-crítica e o cumprimento atempado das tarefas (25%);
(ii) apresentação em aula de um trabalho de grupo a partir de um relatório empírico com dados sobre temas estudados na disciplina (35%);
(iii) elaboração de uma recensão crítica de obras seleccionadas pelo aluno e previamente aprovadas pelo docente (40%).

Processo de ensino-aprendizagem As aulas têm uma natureza teórico-prática, tendo os alunos uma intervenção fundamental no processo de ensino-aprendizagem.
Observações
Bibliografia básica BENNETT,L e ENTMAN, R.M. (2001) Mediated Politics: Communication in the Future of Democracy. Cambridge: Cambridge University Press.
ESPÍRITO SANTO, P.(2006) Sociologia Política e Eleitoral. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa.
ESSER, F.e PFETSCH, B.(Eds.) (2004) Comparing Political Communication.Theories, Cases and Challenges.Cambridge: Cambridge University Press.
FARELO LOPES, F. e FREIRE, A.(2002) Partidos Políticos e Sistemas Eleitorais. Oeiras Celta Editora.
HOWARD, P.N.(2006) New Media Campaigns and the Managed Citizen. Cambridge University Press.
LOUW, E. (2005) The Media and Political Process. London: Sage Publications.
NORRIS, P. (2000) A Virtuous Circle: Political Communications in Postindustrial Societies. Cambridge: Cambridge University Press.
PATTERSON, T. (2001) The American Democracy. NY: McGraw-Hill.
SERRANO, E. (2006) Jornalismo Político em Portugal (1976-2001). Lisboa : Edições Colibri.
STANYER, J. (2007) Modern Political Communication. Oxford: Polity Press.
Bibliografia complementar