Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MPP , MPP

Gestão de Instituições Públicas (2 º Sem 2016/2017)

Código: 01715
Acrónimo: 01715
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2011/2012
Pré-requisitos Não se aplica.
Objectivos A unidade curricular Gestão de Instituições Públicas tem por objectivos:
- A aquisição de conhecimentos sobre a génese da gestão pública e o seu percurso evolutivo em vários contextos, com especial destaque para o caso português;
- Aquisição de conhecimentos teóricos sobre os diferentes contextos administrativos e respectivos modelos de organização;
- Aquisição de conhecimentos metodológicos e técnico-operativos sobre as organizações públicas e a forma de as gerir;
- Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de análise critica sobre os novos desafios à gestão de organizações públicas.

Programa 1. A GÉNESE DA GESTÃO PÚBLICA
1.1. Estudo e ensino da Ciência da Administração Pública; Origem e evolução da Ciência da Administração
1.2. O Ensino da Administração Pública na Europa e nos Estados Unidos
1.3. O Estudo e ensino da Administração Pública em Portugal
1.4. Fundamentos da Gestão Pública: As diferenças com a Gestão Privada
1.5. O ambiente administrativo: O papel da Acção Política na Gestão Pública

2. OS DIFERENTES CONTEXTOS ADMINISTRATIVOS
2.1. Os Grandes Sistemas Administrativos: Sistema Clássico;
2.2. Modelos da ?civic culture?
2.3. Modelo confucionista
2.4. Modelo prismático

3. GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS
3.1. Gestão estratégica
3.2. Orientação por resultados
3.3. Tensões e mecanismos de equilíbrio

4. NOVOS DESAFIOS À GESTÃO PÚBLICA
4.1. Novos desafios à Gestão Pública
4.2. Novas tendências de reforma administrativa
4.3. Os diferentes níveis de ?inter? e ?intra? governo.

Processo de avaliação A avaliação da disciplina consistirá na realização de trabalho escrito individual sobre um tema do programa, em forma de paper (num máximo de 20/25 páginas). O trabalho deverá basear-se na análise de uma pesquisa exemplar (que pode ser sugerida pelos alunos), com o objectivo de identificar o modelo de análise, principais variáveis e conclusões da mesma.

Processo de ensino-aprendizagem A disciplina Gestão de Instituições Públicas será desenvolvida através de aulas teórico-práticas, sendo que estas assentarão na discussão dos textos referentes a cada um dos pontos do programa. O desenvolvimento das competências de operacionalização analítica passarão pela realização de um trabalho escrito sobre temas da unidade curricular.
Observações
Bibliografia básica Dye, Thomas R. (2010), Understanding Public Policy, Boston, Longman.
Kingdon, John W. (2003), Agendas, Alternatives, and Public Policies, New York, Longman.
Kraft, Michael E., e Scott R. Furlong (2010), Public Policy. Politics, Analysis, and Alternatives, Washington DC, CQPress,
Moran, M, Martin Rein, e Robert Goodin (2008), The Oxford Handbook of Public Policy, Oxford, Oxford University Press.
Pierson, Paul (2004), Politics in Time ? history, institutions, and social analysis. Princeton: Princeton University Press.
Skocpol, Theda (1992), Protecting Soldiers and Mothers: The Political Origins of Social Policy in United States. Cambridge: Harvard University Press.
Theodoulou, Stella Z., e Matthew A. Cahn (1995), Public Policy: The Essential Readings, New Jersey, Prentice Hall.
Bibliografia complementar