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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MCCTI

Culturas Digitais, Fãs e Web 2.0 (1 º Sem 2018/2019)

Código: 01727
Acrónimo: 01727
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Não se aplica
Objectivos Esta UC está estruturada em torno da investigação académica sobre os fãs de cultura popular, sobretudo de forma mediada.

Pretende-se tomar o fandom enquanto fenómeno contemporâneo especialmente pertinente para olhar, não só para práticas de consumos culturais, mas também para práticas de produção assentes numa cultura participativa.

Se por um lado são apresentados os contributos dos estudos de fãs para as teorias da cultura e dos media e comunicação, por outro, alarga-se o olhar para além dos estudos de fãs incorporando ensinamentos da sociologia e estudos da cultura, à sociologia dos media e comunicação em particular.
Programa Esta UC aborda os estudos de fãs desdobrando o percurso pedagógico sobre várias dimensões constitutivas.

P1: Propostas de definição da categoria "fã"

P2: Os fãs no senso comum e nos media e os processos de construção social

P3: As influências e génese dos estudos de fãs. Um estado da arte dos estudos de fãs

P4: O gosto e a distinção social

P5: Do consumo performativo à participação e produção dos fãs

P6: Limites epistemológicos às visões triunfalistas da cultura participativa. O perigo do determinismo tecnológico. As desigualdades sociais e digitais.
Processo de avaliação Participação/assiduidade com peso de 10% na nota final.


Trabalho individual escrito com peso de 90%. O tempo total necessário para o trabalho é estimado em cerca de 20 horas.

Os alunos devem escrever um trabalho de 10 páginas, de acordo com enunciado facultado pelo docente.
Processo de ensino-aprendizagem Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
ME1: Expositivas, para apresentação e análise dos quadros teóricos de referência;
ME2: Participativas, com debate informado pela literatura e discussão racional crítica;
ME3: Auto-estudo relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Observações A expectativa é que os mestrandos participem activamente durante o semestre intervindo nos debates em aula com base no seu acompanhamento crítico da literatura indicada.
Bibliografia básica Bennett, Lucy & Paul Booth (2016) Seeing Fans: Representations of Fandom in Media and Popular Culture, Londres, Bloomsbury
Bourdieu, Pierre (2010) A Distinção. Uma Crítica Social da Faculdade do Juízo, Lisboa: Edições 70
Duffett, Mark (2013) Understanding Fandom. Londres: Bloomsbury Academic
Gray, Jonathan A; Cornel, Sandvoss & Harrington, C. Lee (eds.) (2007) Fandom: Identities and Communities in a Mediated World, Nova Iorque: New York University Press
Hills, Matt (2002) Fan Cultures. Nova Iorque: Routledge
Jenkins, Henry (1992) Textual Poachers: television fans and participatory culture. Nova Iorque: Routledge
Larsen, Katherine & Zubernis, Lynn (2013) Fan Culture. Theory/Practice. Cambridge: Cambridge
Lewis, Lisa A. (org) (1992) Adoring audience: fan culture and popular media. Nova Iorque: Routledge
Sandvoss, Cornel (2005) Fans: the mirror of consumption. Cambridge: Polity Press
Bibliografia complementar Abercrombie, N. & Longhurst, Brian (1998) Audiences: A sociological theory of performance   and   imagination. Londres: Sage.

Amesley, Cassandra (1989) "How to Watch Star Trek." Cultural Studies 3.3: 323-339.

Aranda, Daniel; Jordi Sánchez-Navarro & Antoni Roig Fanáticos (eds.) (2013) Fanáticos. La cultura fan. Barcelona, UOC Press

Bickerdike, Jennifer Otter (2015) The Secular Religion of Fandom. Pop Culture Pilgrim, Londres, Sage

Busse, Kristina & Gray, Jonathan "Fan Cultures and Fan Communities" in Nightingale, Virginia (ed.)  (2011) The Handbook of Media Audiences, Malden, Wiley-Blackwell, pp. 425-443

Devereux, Eoin, Dillane, Aileen & Power, Martin J. (Editores) (2011) Morrissey: Fandom, Representations and Identities, Bristol: Intellect Books


Dijck, J. (2009) Users Like You: Theorizing Agency in User-Generated Content, Media, Culture and Society, 31 (1), pp.41-58.

Gray, Jonathan A.  & S Murray (2016) 'Hidden: Studying media dislike and its meaning', International Journal of Cultural Studies 19(4), 357-372.

Hargittai, e. & Walejko, G. (2008) The Participation Divide: Content creation and sharing in the digital age. Information, Communication & Society, 11 (2), pp.239 - 256.

Harris, Cheryl & Alexander, Alison (Editores) (1998) Theorizing Fandom: fans, subcultures and identity. Nova Jersey: Hampton Press

Hennion, Antoine (2007), "Those things that hold us together: Taste and Sociology", in Cultural Sociology, 1, pp. 97-114

Hutchins, Amber & Natalie T. J. Tindall (eds) (2016) Public relations and participatory culture: fandom, social media and community engagement, New York, Routledge

Jancovich, Mar (2002) "Cult Fictions: Cult Movies, Subcultural Capital and the Production of Cultural Distinctions." Cultural Studies 16.2 : 306-322.

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Lincoln Geraghty (2014) Cult Collections: Nostalgia, Fandom and Collecting Popular Culture, New York: Routledge

Lincoln Geraghty (ed.) (2015) Popular Media Cultures: Fans, Audiences and Paratexts, Hampshire, Palgrave Macmillan

Linden, Henrik e Sara Linden (2017) Fans and fan cultures. Tourism, consumerism and social media, Londres, Palgrave Macmillan

Williams, Rebecca (2015) Post-Object Fandom: Television, Identity and Self-narrative, Londres, Bloomsbury