Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MCCTI

Estudos Críticos em Média e Jornalismo (1 º Sem 2018/2019)

Código: 01731
Acrónimo: 01731
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Não aplicável
Objectivos Os médios noticiosos são fundamentais não apenas na divulgação de informação, mas também na formação de opiniões, sensibilidades e disposições dos seus públicos. Este curso baseia-se em teoria de vanguarda e exemplos empíricos, com vista a capacitar os alunos para a compreensão do processo pelo qual os meios de comunicação funcionam como importantes agentes ético-políticos nas nossas sociedades, bem como para a análise critica das profundas transformações que o jornalismo está sujeito hoje, sob as pressões da globalização e da digitalização dos media.
Programa No final deste curso, o aluno deve ser capaz de: compreender o papel do jornalismo global na sociedade de hoje; discutir criticamente diferentes concepções teóricas do jornalismo como este é praticado em uma grande variedade de contextos sociais e políticos; comparar e contrastar o papel do jornalismo em contextos que variam desde o mainstream aos meios de comunicação alternativos; avaliar as conexões normativas e empíricas entre o jornalismo de media, a produção de notícias e considerações éticas; avaliar criticamente as discussões contemporâneas sobre a natureza mutável do jornalismo e as suas implicações para a compreensão cultural e democracia.
Processo de avaliação Participação activa em todas as sessões. Escrita de um primeiro draft de um artigo de investigação. O tempo total de trabalho necessário para a redacção deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, cálculos e/ou trabalho de campo. A versão final do artigo representará 70% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho de investigação para a redacção do artigo contribuirá para a avaliação com 20%. E a participação/assiduidade no seminário será avaliada em 10%.
Processo de ensino-aprendizagem Todos os alunos devem concluir as antecipadamente, preparar apresentações para os seminários, e apresentar um trabalho escrito. Os alunos são encorajados a seguir a produção jornalística actual e a compartilhar as suas opiniões nos seminários. Este curso é essencialmente teórico, embora a interacção com as técnicas de produção de notícias é incentivada.
Observações
Bibliografia básica S. Allan, The Routledge Companion to News and Journalism London: Routledge 2009;
C. Beckett, Supermedia London: Blackwell, 2008;
S.Cottle, Global Crisis Reporting Milton Keynes: Open University Press, 2009
L. Chouliaraki, Spectatorship of Suffering, London: Sage 2006;;
P.Frosh and A.Pinchevski (2009) Media Witnessing London: Palgrave
De Burgh Making Journalists London: Sage 2005;
Bibliografia complementar
K. Hafez, The myth of media globalization. Cambridge: Polity 2007;
G. Muhlmann, A Political History of Journalism Cambridge: Polity 2008;
C. Paterson, and A. Sreberny (eds) International News in the 21st Century. Eastleigh: John Libbey Publishers for University of Luton Press, 2004;
R. Silverstone, Media and Morality: On the rise of the Mediapolis, Cambridge: Polity, 2006