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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DCP

Seminário de Projecto de Investigação em Relações Internacionais (2 º Sem 2018/2019)

Código: 01739
Acrónimo: 01739
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2 6.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 14.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 2.0 h/sem 16.0 h/sem 134.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
1 12.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 6.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 2.0 h/sem 8.0 h/sem 292.0 h/sem 0.0 h/sem 300.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos Não se aplica.
Objectivos Esta unidade curricular tem como principais objectivos o desenvolvimento de competências para conceber, projectar e realizar um projecto de investigação científica na área das Relações Internacionais.
Programa CP1-Delimitação da temática e do campo de pesquisa
CP2- Definição do objecto de estudo, problemática e objectivos
CP3- Realização da revisão da literatura
CP4- Definição do corpus documental
CP5- Definição da utensilagem teórica, estratégias de análise e metodologias a implementar.
CP6- Perspectivas teóricas e investigação empírica.
CP7- Estratégias narrativas e de divulgação das conclusões.
Processo de avaliação A avaliação baseia-se em:
I - a participação nos seminários;
II - a apresentação e discussão nas aulas de textos da bibliografia;
III - a elaboração de um projecto de investigação para tese de doutoramento, em documento escrito com cerca de 20 páginas (Arial 12, espaço e meio, margens de 3 cm);
IV - a apresentação e debate do projecto nas sessões finais de seminário.
Processo de ensino-aprendizagem A concretização dos objectivos desta Unidade Curricular faz-se, fundamentalmente, através de seminários, com a apresentação e debate das questões centrais, da orientação tutorial e, em número reduzido, de aulas teóricas. A experiência individual, e a leitura e debate de textos relevantes serão elementos igualmente contemplados.
Observações
Bibliografia básica ARÓSTEGUI, Julio - La Investigación Historica. Teoria Y Método, Barcelona, Editorial Crítica, 2.ª ed., 2003.
BEAUD, Michel - L?Art de la Thèse. Comment préparer et rédiger une thèse de doctorat, Paris, Éditions La Découverte, 1991.
BERLIN, Isaiah - «O divórcio entre as ciências e as humanidades» in A Apoteose da Vontade Romântica. Uma Antologia de Ensaios, Lisboa, Bizâncio, 1999, pp. 1000-131.
BERTHELOT, Jean-Michel (ed.) - Epistémologie des sciences sociales, Paris, PUF, 2001.
FRANCE, Peter; St CLAIR, William (eds.) - Mapping Lives. The Uses of Biography, Oxford e Nova York, British Academy/Oxford University Press, 2002.
Oyen, Else (1990) (ed), Comparative Methodology. Theory and practice in International Social Research, London, Sage.
WHITE, Hayden - «The question of narrative in contemporary historical theory» in The Content of the Form. Narrative Discourse and Historical Representation, Baltimore e Londres, The Johns Hopkins University Press, 1990, pp. 26-57.
Bibliografia complementar King, Gary (c1994) Designing social inquiry: scientific inference in qualitative research Princeton, N.J, Princeton University Press.  S.112 Kin * Des
George, Alexander L (c2005) Case studies and theory development in the social sciences BCSIA studies in international security. Cambridge, Mass, MIT Press.  S.112 Geo * Cas
Rihoux, Benoît and Ragin, Charles C (c2009) Configurational comparative methods: qualitative comparative analysis
(QCA) and related techniques Thousand Oaks, Sage. S.113 Con
Bauer, Martin W and Gaskell, George (2008) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som : um manual prático , Petrópolis, Editora Vozes S.113 Fli* Int
(5 cópias disponíveis na Biblioteca)
(Original em inglês: Bauer, Martin W and Gaskell, George (2000) Qualitative researching with text, image and sound: a practical handbook London, SAGE. )
Flick, Uwe (2006) An introduction to qualitative research 3rd ed London, SAGE Publications. S.113 Fli* INT
Hollis, Martin (1990) Explaining and understanding international relations Oxford, Clarendon.
S.198 Hol * Exp
Krippendorff, Klaus (c2004) Content analysis: an introduction to its methodology 2nd ed Thousand Oaks, Calif, Sage. S. 113 KRI * Con ( Estado: Não está emprestável na edição mais actual mas existem exemplares em espanhol (4) e a 1ª edição de 1980.
(1980) Content analysis : an introduction to its methodology, Newbury Park, Sage. S.133 KRI*Con
(1997) Metodología de análisis de contenido : teoría y práctica, Barcelona, Paidós. S.133 KRI*Met  (4 Exemplares)
Ragin, Charles C (c1987) The comparative method: moving beyond qualitative and quantative strategies Berkeley, University of California Press. S.113 RAG * Com