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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LIGE , LIGE-PL

Marketing para as Tecnologias (2 º Sem 2017/2018)

Código: 01769
Acrónimo: 01769
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 18.0 h/sem 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos não tem
Objectivos A UC visa fornecer a metodologia e ferramentas para saber aplicar o processo de marketing para a inovação e desenvolvimento no mercado de serviços e produtos de componente tecnológica e digital. Pretende-se que os alunos compreendam e saibam aplicar os conceitos e instrumentos de marketing para a elaboração de um Plano de Marketing.
Programa P1 - Princípios de Marketing, evolução do conceito e o papel da função Marketing na Organização; Especificidades do Marketing para bens tecnológicos e de informação tecnológica (IT products
P2 - Processo de planeamento e Estrutura do Plano de Marketing;
P3 - O Mercado: conceitos, agentes, tendência, Ciclo de vida e de Adopção da Tecnologia; análises PEST e TOFA (SWOT);Factores criticos de sucesso
P4 -Sistema de Informação de Marketing e de previsão vendas
P5 - Análise Concorrencial;
P6 - Compreender o Cliente e o Processo de Decisão de Compra;
P7 - Análise da Empresa e vantagem competitiva
P8 - Opções Estratégicas: Segmentação, Públicos alvo (Target), posicionamento e proposta de Valor
P9 - Políticas e Acções operacionais do Marketing-Mix para produtos e serviços
       9.1 - O Produto
       9.2 - Distribuição
       9.3 - Preço
       9.4 - Comunicação
Processo de avaliação Opção entre avaliação periódica ou Exame (1ª ou 2ª época). Aprovado se nota > = 9.5 v. Se nota final >16  pode defender não diminuindo de 16 se não comparecer.
A Avaliação periódica obriga a presença minima de 80% aulas e é média de parte Individual (60%): participação na aula (20%) e Frequencia na 1ª época (40%). A parte de grupo (40%): projecto de grupo (30%)e análise e apresentação de 1 caso (10%).A nota minima da Frequencia é de 8,0 v. e para todas as restantes componentes é de 9,5v.
Processo de ensino-aprendizagem Para as competências de análise, síntese, pesquisa, crítica, comunicação escrita e oral,combinam-se:MEA.1-Aulas Expositivas e de debate, para apresentação dos quadros teóricos de referência; MEA.2-Aulas Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos;MEA.3-Aulas Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura;MEA.4-Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo;MEA.5-Auto-estudo e autonomia do aluno
Observações Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica As leituras serão sobretudo a partir de artigos entregues pelo docente de revistas ou digitais retiradas de muitos dos livros em bibliografia complementar.

- Business Model Generation, A. Osterwalder, John Wiley&Sons, 2010 - ou versão traduzida em 2010 pela D. Quixote "Criar Modelos de Megócios"

- Mercator XXI, D. Lindon, J. Lendrevie, J. Levy, P.Dionisio, J. V. Rodrigues, Dom Quixote, 2004;
Bibliografia complementar - Crossing the Chasm: Marketing and Selling Technology Project ,  Geoffrey A. Moore, First Collins Business Essentials Edition, 2006