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Métodos de Inquirição Online (1 º Sem 2019/2020)

Código: 01772
Acrónimo: 01772
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2019/2020
Pré-requisitos Não se aplica
Objectivos O objetivo da Unidade Curricular é dotar os discentes de competências que permitam o uso reflexivo de diferentes estratégias metodológicas na pesquisa online e as suas potencialidades e limitações. A UC debruça-se sobre os debates atuais em torno da inquirição online e as várias ferramentas disponíveis, desde o acesso a dados estatísticos, ao desenho da pesquisa online, às técnicas etnográficas, à construção e aplicação de inquéritos online, passando pela utilização de métodos e ferramentas de pesquisa emergentes relativas à investigação em plataformas digitais como blogues, fóruns ou sítios de redes sociais. As questões éticas são um outro tópico relevante.
Programa Temas abordados:
CP1. Abordagem multi-disciplinar à pesquisa social online. Formas de conhecimento e a pesquisa na Web.
CP2. Introdução aos procedimentos e ferramentas de construção e aplicação de questionários online.
CP3. Pesquisa quantitativa online: possibilidades e desafios.
CP4. Fiabilidade e validade dos dados obtidos online.
CP5. Novos métodos: motores de busca, google trends e ferramentas analíticas das atividades online.
CP6. Etnografia digital e pesquisa no Twitter.
CP7. Big data e a pesquisa com recurso a redes sociais online.
CP8. Fóruns, blogues e plataformas de mensagens instantâneas como terrenos de pesquisa.
CP9. A entrevista mediada por computador.
CP10. Princípios éticos na pesquisa online.
Processo de avaliação 1) Realização das leituras seleccionadas para cada aula;
2) Realização de dois trabalhos:
- um individual baseado na leitura de artigo
- um trabalho de grupo ou individual de perfil mais aprofundado numa das seguintes modalidades:
a) Ensaio;
b) Trabalho de aprofundamento temático;
c) Projecto de pesquisa;
d) Análise de documento, caso, situação ou problema;
A nota final terá como base o seguinte cálculo:
Trabalho Individual: 45%
Trabalho de Grupo: 45%
Participação: 10%
Processo de ensino-aprendizagem A orientação pedagógica da Unidade Curricular compreende aulas teóricas (T) e teórico/práticas (TP). As aulas de cariz mais expositivo serão complementadas com a aprendizagem activa e participada assente na orientação e apoio docente e no trabalho próprio de cada estudante. As aulas TP são utilizadas para a discussão de casos de pesquisa e textos, a resolução de problemas e a elaboração de exercícios práticos.
Observações .
Bibliografia básica Baym, N. K. (2005). Introduction: Internet research as it isn't, is, could be, and should be. The Information Society, 21, 229-239.

Cardoso, G. (1998). Para uma Sociologia do Ciberespaço: comunidades virtuais em português, Oeiras, Celta Editora.

Fielding, N., Lee, R, e Blank, G. (2017) The Sage handbook of online research methods, 2ª edição, Londres, Sage

Kubitschko, S., & Kaun, A. (Eds.). (2016). Innovative methods in media and communication research. Palgrave Macmillan.

Pink, S. et al (2016). Digital Ethnography: Principles and Practice, Londres, Sage

Roberts, S., Snee, H., Hine, C., Morey, Y., & Watson, H. (Eds.). (2016). Digital methods for social science: An interdisciplinary guide to research innovation. Springer.

Salmons, Janet E. (2016). Doing Qualitative Research Online, Londres, Sage.
Bibliografia complementar 1. Abordagem multi-disciplinar à pesquisa social online. Formas de conhecimento e a pesquisa na Web.

Hesse-Biber, S. N. & P. Leavy (Orgs.) (2008), Handbook of emergent methods, Nova Iorque: Guilford Press.

Hine, C. (2006). Virtual methods: Issues in social research on the Internet. Oxford: Berg.

Moses, Jonathan e Knutsen, T. (2007), Ways of Knowing: Competing Methodologies in Social and Political Research, Palgrave Macmillan

Murthy, D. (2008). An examination of the use of new technologies for social research. Sociology, 42, 837-855.

Travers, M. (2009). New methods, old problems: A skeptical view of innovation in qualitative research. Qualitative Research, 9, 161-179.

2. Introdução aos procedimentos e ferramentas de construção e aplicação de questionários online.

Jones, S. (1999). Doing Internet research: Critical issues and methods for examining the Net. Thousand Oaks, CA, Sage.

Miller, D. e Neil J. Salkind (2002) Handbook of Research Design and Social Measurement, Sage

Ragin, C. C. (1994). Constructing social research : the unity and diversity of method. Thousand Oaks, Calif. ; London, Pine Forge Press.

3. Pesquisa quantitativa online: possibilidades e desafios.

Coomber, R. (1997). Using the Internet for Survey Research, Sociological Research Online, vol. 2, no. 2.

Sills, Stephen e Song, Chunyan (2002). Innovations in Survey Research: An Application of Web-Based Surveys, Social Science Computer Review, vol. 20 no. 1, pp. 22-30.

Reynolds, R. A., Woods, R., & Baker, J. D. (Orgs.) (2007), Handbook of research on electronic surveys and measurements (pp. 264-268). Hershey, PA: Idea Group.

Schmidt, William C. (1997) World-Wide Web survey research: Benefits, potential problems, and solutions, Behavior Research Methods, Instruments, & Computers, 29 (2), 274-279.

4. Fiabilidade e validade dos dados obtidos online.

Best, S. J., & Kruger, B. (2002). New approaches to assessing opinion: The prospects for electronic mail surveys. International Journal of Public Opinion Research, 14, 73-92.

Couper, M. P., Kapteyn, A., Schonlau, M., & Winter, J. (2007). Noncoverage and nonresponse in an Internet survey. Social Science Research, 36(1), 131-148.

Dillman, D. A., Phelps, G., Tortora, R., Swift, K., Kohrell, J., Berck, J., & Messer, B. L. (2009). Response rate and measurement differences in mixed-mode surveys using mail, telephone, interactive voice response (IVR) and the Internet. Social Science Research, 38, 1-18.

Truell, A. D., Bartlett, J. E., II, & Alexander, M. W. (2002). Response rate, speed, and completeness: A comparison of Internet-based and mail surveys. Behavior Research Methods, Instruments & Computers, 34, 46-49.

5. Novos métodos: motores de busca, google trends e ferramentas analíticas das atividades online.

Halavais, A. (2017). Search engine society. John Wiley & Sons.

Manovich, L. (2015). The science of culture? Social computing, digital humanities and cultural analytics.

Stieglitz, S., Dang-Xuan, L., Bruns, A., & Neuberger, C. (2014). Social media analytics. Business & Information Systems Engineering, 6(2), 89-96.

Thelwall, Mike (2009). Introduction to Webometrics: Quantitative Web Research for the Social Sciences. Morgan & Claypool.

Vosen, S., & Schmidt, T. (2011). Forecasting private consumption: survey?based indicators vs. Google trends. Journal of Forecasting, 30(6), 565-578.

6. Etnografia digital e pesquisa no Twitter.

Baym, N. K. (2009). Question six: What constitutes quality in qualitative Internet research? In, A. N. Markham, N. K. Baym (Eds.), Internet inquiry: Conversations about method (pp. 173-189). Thousand Oaks, CA: Sage.

Garcia, A. C., Standlee, A. I., Bechkoff, J., & Cui, Y. (2009). Ethnographic approaches to the Internet and computer-mediated communication. Journal of Contemporary Ethnography, 38, 52-84.

McHugh, M. C., Saperstein, S. L., & Gold, R. S. (2019). OMG U# Cyberbully! An exploration of public discourse about cyberbullying on twitter. Health Education & Behavior, 46(1), 97-105.

Ward, K. J. (1999). Cyber-ethnography and the emergence of the virtually new community. Journal of Information Technology, 14, 95-105.

7. Big data e a pesquisa com recurso a redes sociais online.

Baltar, F., & Brunet, I. (2012). Social research 2.0: virtual snowball sampling method using Facebook. Internet research, 22(1), 57-74.

Baker, S. (2013). Conceptualising the use of Facebook in ethnographic research: as tool, as data and as context. Ethnography and Education, 8(2), 131-145.

Burrows, R., & Savage, M. (2014). After the crisis? Big Data and the methodological challenges of empirical sociology. Big data & society, 1(1).

Fuchs, C. (2017). From digital positivism and administrative big data analytics towards critical digital and social media research!. European Journal of Communication, 32(1), 37-49.

Kitchin, R. (2014). Big Data, new epistemologies and paradigm shifts. Big data & society, 1(1)

Kosinski, M., Matz, S. C., Gosling, S. D., Popov, V., & Stillwell, D. (2015). Facebook as a research tool for the social sciences: Opportunities, challenges, ethical considerations, and practical guidelines. American Psychologist, 70(6), 543.

8. Fóruns, blogues e plataformas de mensagens instantâneas como terrenos de pesquisa.

Banyai, M., & Glover, T. D. (2012). Evaluating research methods on travel blogs. Journal of Travel Research, 51(3), 267-277.

Bhatt, M. A., & Arshad, M. (2016). Impact of WhatsApp on youth: A sociological study. Social Sciences, 4(02), 2016.

Holtz, P., Kronberger, N., & Wagner, W. (2012). Analyzing internet forums. Journal of Media Psychology.

Hookway, N. (2008). Entering the blogosphere': some strategies for using blogs in social research. Qualitative research, 8(1), 91-113.

Quan-Haase, A., & Young, A. L. (2010). Uses and gratifications of social media: A comparison of Facebook and instant messaging. Bulletin of Science, Technology & Society, 30(5), 350-361.

Quan-Haase, A. (2008). Instant messaging on campus: Use and integration in university students' everyday communication. The Information Society, 24(2), 105-115.

Robson, K., Williams, M. (2003). Reengineering focus group methodology for the online environment,  In M. D. Johns., S. S. Chen., & G. J. Hall (Eds.), Online Social Research (pp. 25-46). New Work: Peter Lang.

Schwarz, O. (2011). Who moved my conversation? Instant messaging, intertextuality and new regimes of intimacy and truth. Media, Culture & Society, 33(1), 71-87.

Stewart, K., & Williams, M. (2005). Researching online populations: The use of online focus groups for social research. Qualitative Research, 5, 395-416.

9. A entrevista mediada por computador.

Fontes, T. O., & O?Mahony, M. (2008). In-depth interviewing by Instant Messaging. Social research update, 53(2), 1-4.

Kazmer, M. M., & Xie, B. (2008). Qualitative interviewing in Internet studies: Playing with the media, playing with the method. Information, Communication & Society, 11, 257-278.

Mann, C., & Stewart, F. (2000). Internet communication and qualitative research: A handbook for researching online. Thousand Oaks, Ca: Sage.

Murray, C. D., & Sixsmith, J. (1998). E-mail: A qualitative research medium for interviewing? International Journal of Social Research Methodology: Theory & Practice, 1(2), 103-121.

10. Princípios éticos na pesquisa online.

Bruckman, A. S. (2003). Introduction: Opportunities and challenges in methodology and ethics, In M. D. Johns., S. S. Chen., & G. J. Hall (Eds.), Online social research (pp. 101-104). New Work: Peter Lang.

Buchanan, E. A. (2000). Ethics, qualitative research and ethnography in virtual space. Journal of Information Ethics, 9, 82-87.

Capurro, R., & Pingel, C. (2002). Ethical issues of online communication research. Ethics and Information Technology, 4, 189-194.

DeLorme, D. E., Zinkhan, G. M., & French, W. (2001). Ethics and the Internet: Issues associated with qualitative research. Journal of Business Ethics, 33, 271-286.

Elgesem, D. (2002). What is special about the ethical issues in online research? Ethics and Information Technology, 4, 195-203.

Ess, C. (2007). Internet research ethics. In A. Joinson, K. McKenna, T. Postmes & U. Reips (Eds.), The Oxford handbook of Internet psychology (pp. 487-502). Oxford, UK: Oxford University Press.

Eynon, R., Schroeder, R., & Fry, J. (2009). New techniques in online research: Challenges for research ethics. Twenty-First Century Society, 4, 187-199.

Hoser, B., & Nitschke, T. (2010). Questions on ethics for research in the virtually connected world. Social Networks, 32, 180-186.

Johnson, D. G. Computer Ethics. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1994.

Jones, S. (2003). Introduction: Ethics and Internet studies, In M. D. Johns., S. S. Chen., & G. J. Hall (Eds.), Online Social Research (pp. 179-186). New Work: Peter Lang.

Markham, A. N. (2008). The methods, politics, and ethics of representation in online ethnography. In N. K. Denzin & Y. S. Lincoln (Eds.), Collecting and interpreting qualitative materials (3rd ed., pp. 247-284). Thousand Oaks, CA: Sage.

McMahon, J. M., & Cohen, R. (2009). Lost in cyberspace: Ethical decision making in the online environment. Ethics and Information Technology, 11, 1-17.

Varnhagen, C. K., Gushta, M., Daniels, J., Peters, T. C., Parmar, N., Law, D., Hirsch, R., Takach, B. S., & Johnson, T. (2005). How informed is online informed consent? Ethics & Behavior, 15, 37-48.

Walther, J. B. (2002). Research ethics in Internet-enabled research: Human subjects issues and methodological myopia. Ethics and Information Technology, 4, 205-216.

Zimmer, M. (2010). ?But the data is already public?: on the ethics of research in Facebook. Ethics and information technology, 12(4), 313-325.