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Métodos de Análise de Multimédia (1 º Sem 2019/2020)

Código: 01773
Acrónimo: 01773
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2012/2013
Pré-requisitos Nenhum
Objectivos Problematizar a panóplia de oferta de métodos, indicando as suas respectivas vantagens e desvantagens, forças e fraquezas, profundidades e propósitos.
Programa 1 A análise de conteúdo aplicada aos media na sociedade em rede: contexto, desafios, problemas e soluções
2 Limitações da dicotomia análise quantitativa/qualitativa: holismo e contextualização
3 Apresentação e discussão de um estudo de caso de análise de conteúdo de imprensa
4 Apresentação e discussão de um estudo de caso de análise de conteúdo de rádio
5 Apresentação e discussão de um estudo de caso de análise de conteúdo de televisão
6 Apresentação e discussão de um estudo de caso de análise de conteúdo de fotografia
7 Apresentação e discussão de um estudo de caso de análise de conteúdo de cinema
8 Apresentação e discussão de um estudo de caso de análise de conteúdo de som
9 Apresentação e discussão de um estudo de caso de análise de conteúdo de media nativos digitais
10 Seminário de apresentação/discussão do trabalho desenvolvido pelos alunos
Processo de avaliação Um trabalho final, entregue no fim do semestre, de uma das seguintes modalidades:
a) ensaio ou trabalho de aprofundamento temático;
b) projecto de pesquisa/análise, ou de estudo de caso.


A nota final terá como base o seguinte cálculo:
a) trabalho individual: 80%
b) participação em aula: 20%
Processo de ensino-aprendizagem Aulas construídas a partir da apresentação, discussão e avaliação de estudos de caso, designadamente dos diferentes métodos utilizados para análise de media.
Observações
Bibliografia básica
Berger, A. (2010), Media and Communication Research Methods: an Introduction to Qualitative and Quantitative Approaches, Sage.
Deacon, D., Pickering, M., Golding, P., Murdock, G. (2007), Researching Communications: A Practical Guide to Methods in Media and Cultural Analysis, Bloomsbury Publishing.
Hansen, A., Cottle, S., Negrine, R., Newboldm, C. (1998), Mass Communication Research Methods, MacMillan.
Lorio, S. (2003), Qualitative Research into Journalism: Taking it to the Streets, Lawrence Erlbaum Associates Inc.
Lombard, M., Synder-Duch, J., Bracken, C. C. (2003), ?Content analysis in mass communication: assessment and reporting of intercoder reliability?, Human Communication Research, 29, 469-472.
O'Sullivan, T., Dutton, B., Rayner, P. (1994), Studying the media : an introduction, Edward Arnold.
Riffe, D., Lacy, S., Fico, F. (1998), Analysing media messages: Using quantitative content analysis in research, Erlbaum.
Selby, K., Cowdery, R. (1995), How to study television, Macmillan.
Bibliografia complementar Belo, A., Cardoso, G., Silveira, J. (2011), Telejornais no Início do Século XXI, Colibri.
Berger, A. (1991), Media research techniques, Sage.
Brandão, N. (2005), Prime Time, Casa das Letras.
Brandão, N. (2010), As notícias nos Telejornais, Guerra & Paz.
Cardoso, G., Amaral, S. (2006), As noticias da RTP1, SIC, TVI e o on-line,OberCom, http://www.obercom.pt/client/?newsId=30&fileName=wr6.pdf.
Cardoso, G., Amaral, S. (2006), Ficção, Notícias e Entretenimento: As idades da TV em Portugal, OberCom, http://www.obercom.pt/client/?newsId=30&fileName=wr4.pdf.
Cardoso, G., Gomes. M., Neto, P., Santos, S., Calado, V., Amaral, S. (2006), O Jornalismo hoje: uma análise de 14 redacções de TV, Rádio e Jornais, OberCom, http://www.obercom.pt/client/?newsId=29&fileName=rr1.pdf.
Cheta, R., Aboim, S., Cardoso,. G., Espanha, R. (2007), Era uma vez...fábulas, romances, quotidianos: Imagens da vida privada nas telenovelas portuguesas, OberCom, http://www.obercom.pt/client/?newsId=30&fileName=wr_12.pdf.
Cordeiro, P. (2010), A rádio e as indústrias culturais: estratégias de programação na transição para o digital, Livros Horizonte.