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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MG

Planeamento e Inovação em Marketing (1 º Sem 2019/2020)

Código: 01784
Acrónimo: 01784
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 15.0 h/sem 15.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Nenhuns
Objectivos Os alunos deverão poder relacionar enquadramentos conceptuais do Marketing a situações organizacionais reais, através de uma abordagem sistémica e integrada da gestão do marketing mix na criação de valor de forma apropriada e no contexto certo
Os alunos deverão mostrar competências na compreensão da complexidade do ambiente de negócios em mercados sofisticados e altamente competitivos devendo no processo produzir recomendações estratégicas de marketing relevantes
Programa Proporcionar o entendimento dos conceitos centrais de marketing, as ferramentas e o relacionamento com as demais funções de gestão.

Principais conteúdos:

1) Marketing e sua evolução
2) Estratégia e sua evolução
3) Estratégia de Marketing
4) O plano de marketing
5) SWOT analysis
6) Segmentação, Targeting and Posicionamento
7) Inovação em Marketing
Processo de avaliação Trabalhos de grupo (40%). Avaliação com base na apresentação e relatorio escrito. Exame (60%). Nota final mín.exame 7.5,assiduidade mínima de 2/3 Os alunos que reprovem na avaliação regular possuem 1 época de exame com ponderação de 100%. Os alunos aprovados podem inscrever-se para melhoria na época de recurso.
Processo de ensino-aprendizagem 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de casos práticos relevantes  
3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura
4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo
5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Observações Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica - Dibb, Sally, Simkin, Lyndon, Pride, William M., Ferrrell, O.C., (2006), Marketing Concepts  and Strategies, Houghton Mifflin, USA

- Kotler, P. and Keller, K.L.(2012) Marketing Management, 14th. Edition. Prentice Hall: Upper Saddle River, New Jersey.

- Lindon, D., Lendrevi, J., Levy, J., Dionísio P., Rodrigues, J. (2004) Mercator XXI : teoria e prática do marketing, Quixote.

Lecture notes provided

Bibliografia complementar - Kotler, P. and Armstrong, G. (2012) Principles of Marketing, 14th Edition. Prentice Hall: Upper Saddle River, New Jersey.

-Paul Fifield (2007) Marketing Strategy: the difference between marketing and markets, Third edition, Routledge: New York.

-Ferrel, O.C. and Hartline, M.D. (2011) Marketing Strategy, 5th. Edition. South-western Cengage Learning: Mason