Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MC

Trabalho de Projecto em Contabilidade (1 º Sem 2018/2019)

Código: 01786
Acrónimo: 01786
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2 30.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 4.0 h/sem 4.0 h/sem 746.0 h/sem 0.0 h/sem 750.0 h/sem
1 24.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 3.0 h/sem 3.0 h/sem 597.0 h/sem 0.0 h/sem 600.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2014/2015
Pré-requisitos Não existem
Objectivos Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de elaborar um projecto de intervenção em contexto organizacional, aplicando os conhecimentos teóricos associados à contabilidade de forma integrada e atendendo às necessidades específicas das organizações.
Programa P1 - Diagnóstico sumário da organização
P2 - Diagnóstico específico da envolvente e de um problema da área da contabilidade
P3 - Revisão de literatura aplicada
P4 - Definição de projecto de intervenção, ou síntese de caso e possíveis formas de resolução
P5 - Avaliação de impactos possíveis e formas de controlo de resultados
Processo de avaliação Apresentação escrita de um projecto (80%)
Apresentação oral da síntese do projecto e posterior discussão pública perante um júri (20%)
Processo de ensino-aprendizagem De forma a desenvolver as competências de diagnóstico e definição de projectos utilizar-se-ão as seguintes metodologias
ME1 - Estudo acompanhado
ME2 - Discussão em sessões tutoriais
ME3 - Análise documental
ME4 - Entrevistas em ambiente organizacional
Observações
Bibliografia básica Bell, Judith (2005). Doing Your Research Project: a guide for first-time researchers in education and social science. 4th ed. Buckingham: Open University Press.
Phillips, Estelle M.;  Pugh, D. S. (1998). Como preparar um Mestrado ou Doutoramento, Lisboa: Lyon Edições.
Bibliografia complementar Carvalho, J. Eduardo (2002). Metodologia do Trabalho Cientifico, Lisboa: Escolar Editora.
Major, M. e Vieira, R. (Ed.) (2008) ?Contabilidade e Controlo de Gestão: Teoria, Metodologia e Prática?, Lisboa: Escolar Editora.