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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  ME

Microeconomia (2º Ciclo) (1 º Sem 2018/2019)

Código: 01788
Acrónimo: 01788
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Conhecimento prévio de Microeconomia a nível intermédio
Objectivos Esta UC tem um duplo objetivo: em primeiro lugar, familiarizar os alunos com a teoria microeconómica avançada, nomeadamente com as hipóteses usadas e com a estrutura dos modelos; em segundo lugar, fomentar a capacidade de modelização dos alunos.
Programa 1.Teoria do consumidor
a. Preferências e utilidade
b. Escolha e procura individual
c. Dualidade entre maximização de utilidade e minimização da despesa
d. Equação de Slutsky
e. Incerteza e aversão ao risco
2.Teoria do produtor
a. Conjuntos de produção
b. Maximização de lucro
c. Minimização de custo
3.Mercado em equilíbrio parcial
a. Mercado competitivo: hipóteses e propriedades
b. Monopólio
c. Análise de bem-estar
4.Equilíbrio geral
a. Equilíbrio de troca
b. Equilíbrio com produção
c. Teoremas fundamentais da Economia do Bem-estar
Processo de avaliação A avaliação será baseada em "problem sets" (20%), desenvolvimento de um modelo (20%), participação nas aulas (10%) e um exame final (50%). A nota no exame final não pode ser inferior a 8 valores.
Processo de ensino-aprendizagem Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos.

Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA):

1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação
3. Ativas, com realização de trabalhos individuais
4. Auto-estudo
Observações Espera-se que os estudantes participem ativamente durante o semestre. Isto significa estudar previamente às aulas, resolver os exercícios e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina.
Bibliografia básica Jehle, G. and Reny, P., Advanced Microeconomic Theory, 3rd Ed., Financial Times/ Prentice Hall, 2011
Mas-Collel, A., M. D. Whinston e J. Green, Microeconomic Theory, New York, Oxford University Press, 1995
Bibliografia complementar Gravelle, H. and R. Rees, Microeconomics, Financial Times/ Prentice Hall; 3rd Ed, 2004
Varian, H. R., "How to Build an Economic Model in Your Spare Time", in Passion and Craft: Economists at Work, Ed. Michael Szenberg, University of Michigan Press, 1997, available online at: http://web.cenet.org.cn/upfile/91315.pdf
Lecture slides
Additional papers will be provided during the semester