Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGE

Seminário de Investigação em Gestão (1 º Sem 2019/2020)

Código: 01796
Acrónimo: 01796
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 15.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 15.0 h/sem 135.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Pré-requisitos
Objectivos No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
- Saber diferenciar: uma Dissertação, um Projecto Empresa, um Caso Pedagógico e um Plano de Negócios;
- Perceber a filosofia que sustenta as escolhas e decisões a tomar na definição de uma posição de pesquisa
- Perceber as implicações metodológicas da escolha da "Filosofia da Ciência"
- Saber como seleccionar um problema de investigação e rever a literatura
- Saber como escrever uma proposta de investigação e um projecto de tese de marketing
Programa CP1 Introdução - Diferenças entre o conhecimento científico e o senso comum
CP2. Processos fundamentais de investigação
 Fases de investigação
 Revisão de literatura
 Formulação do problema
 Definição de objectivos de investigação
 Conceptualização das variáveis e das suas relações
CP3. Recolha de Dados
 Técnicas de recolha de dados
 Tratamento de informação secundária
 Investigação em ambiente organizacional
CP4. Organização e redacção do relatório
Processo de avaliação - Participação em aula - 30%
- Projecto de Tese - 70%
Os alunos abrangidos pelo ?Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais? deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Processo de ensino-aprendizagem Com vista a facilitar o desenvolvimento das competências, esta UC faz uso de abordagens pedagógicas diferenciadas: 1- apresentação e discussão, baseada em exemplos, das principais estratégias de investigação usadas em gestão, de modo ; 2- estruturação da realização integral de uma investigação: definição do problema, fontes a consultar, uso de técnicas de recolha de dados, validação das medidas, teste de hipóteses.
Observações
Bibliografia básica Gravetter, Frederick J. & Forzano, Lori-Ann (2015) - Research Methods for the Behavioral Sciences, Cengage Learning, 5th Edition
Privitera, Gregory (2106) Research Methods for the Behavioral Sciences, SAGE, 2th edition
Bibliografia complementar Thomas, Gary (2016) How to do your study, SAGE, 2th edition