Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  CT

Português Como Língua Estrangeira - Iniciação (2 º Sem 2018/2019)

Código: 01805
Acrónimo: 01805
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2012/2013
Pré-requisitos Não existem.
Objectivos ?Adquirir a competência comunicativa em Português (oral e escrita) em situações do quotidiano a alunos estrangeiros do ISCTE-IUL sem conhecimentos prévios da língua;
?Adquirir noções básicas da fonologia, morfologia e léxico;
?Preparar para a vivência da cultura do país no contexto de imersão linguística.

Programa ?Temas: Identidades, rotina diária e passatempos.
?atividades Comunicativas:
Atividades de escrita: composições, exercícios, correspondência informal e ditados.
Atividades de leitura: diálogos, notas e manuais escolares.
Atividades de fala: Conversas informais, simulações, exercícios em trabalho de par e de grupo.
?atividades de audição: Conversas informais, simulações.
?Gramática: artigos, demonstrativos, interrogativos, nomes, pronomes pessoais, possessivos, quantificadores, preposições e verbos: Indicativo (Presente). Formas de Futuro.
?Pronúncia
Vogais orais e nasais. Ditongos nasais.

Processo de avaliação ?Participação na aula: 40%
?Teste escrito: 60%
Processo de ensino-aprendizagem Centrado nas necessidades comunicativas dos estudantes, o processo de aprendizagem da língua desenvolve-se presencialmente envolvendo a realização de atividades dinâmicas em par ou em grupo (jogos, discussões e simulações).
Observações
Bibliografia básica O Material pedagógico será indicado no início do curso.
Bibliografia complementar Coimbra, Olga Mata e Isabel Coimbra Leite, Gramática Activa I, Edições Lidel;
Melo Rosa, L., Vamos lá Começar! - Exercícios de Vocabulário para o Nível Elementar, Lidel;
Melo Rosa, L., Vamos lá Começar! - Explicações e Exercícios de Gramática para o Nível Elementar, Edições Lidel;
Oliveira, Carla & Luisa Coellio, 2007, Gramatica Aplicada de PLE- Niveis AI, A2 e Bl, Texto Editores.