Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  CT , ISCTE-IUL

Português Como Língua Estrangeira - Intensivo (1 º Sem 2019/2020)

Código: 01806
Acrónimo: 01806
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2012/2013
Pré-requisitos Não existem
Objectivos -Adquirir a competência comunicativa oral em Português em situações básicas do quotidiano a alunos estrangeiros do ISCTE-IUL sem conhecimentos prévios da língua;
-Preparar para a vivência da cultura do país no contexto de imersão linguística.
Programa Temas: Identidades, alimentação, viagens, passatempos, desportos;

-Actividades Comunicativas:
Actividades de escrita: ementas composições e diálogos.
Actividades de leitura: diálogos, menus, notas e horários.
Actividades de fala: simulações (compras, restaurante, transporte, etc).
Actividades de audição: situações informais (restaurante, compras).

-Gramática: artigos, demonstrativos, interrogativos, nomes, pronomes pessoais, possessivos e verbos (Presente do Indicativo e formas de Futuro);

Processo de avaliação -Participação na Aula: 20%
-Apresentação Oral: 40%
-Teste Escrito: 40%
Processo de ensino-aprendizagem Centrado nas necessidades comunicativas dos estudantes, o processo de aprendizagem da língua desenvolve-se presencialmente envolvendo a realização de atividades dinâmicas em par ou em grupo (jogos, discussões e simulações).
Observações
Bibliografia básica O Material pedagógico será dado ao longo do curso.
Bibliografia complementar Coimbra, Olga Mata e Isabel Coimbra Leite, Gramática Activa I, Edições Lidel;
Melo Rosa, L., Vamos lá Começar! - Exercícios de Vocabulário para o Nível Elementar, Edições Lidel; Oliveira, Carla & Luísa Coelho, 2007, Gramática Aplicada de PLE ? Níveis A1, A2 e B1, Texto Editores.