Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  ISCTE-IUL

Português Como Língua Estrangeira - Intermédio (1 º Sem 2019/2020)

Código: 01807
Acrónimo: 01807
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2011/2012
Pré-requisitos Certificado de PLE (nível A2) ou teste de aferição
(oral e escrito) para o nível A2.
Objectivos -Impulsionar a competência comunicativa em Português desenvolvendo as capacidades de leitura e escrita a alunos estrangeiros do ISCTE-IUL com conhecimentos prévios da língua;
-Explorar os aspectos morfológicos e lexicais da Língua Portuguesa a par dos aspectos culturais do país no contexto de imersão linguística.
Programa Temas: Rotinas, passatempos e interesses pessoais, a vida académica

-Actividades Comunicativas:
Actividades de escrita: textos livres, correspondência (in)formal, resumos, comentários.
Actividades de leitura: Banda desenhada, artigos de jornal, anúncios publicitários.
Actividades de fala: Conversas informais, simulações.
Actividades de audição: Conversas informais, simulações, notícias.

-Gramática: artigos, demonstrativos, interrogativos, nomes, pronomes pessoais, possessivos, quantificadores, preposições e verbos: Modos Indicativo, Imperativo e Conjuntivo (Presente e Futuro). Formas
de Futuro.

-Pronúncia
Processo de avaliação -Participação na aula: 20%
-Apresentação oral: 40%
-Teste escrito: 40%
Processo de ensino-aprendizagem Centrado nas necessidades comunicativas dos estudantes, o processo de aprendizagem da língua desenvolve-se presencialmente envolvendo a realização de atividades dinâmicas em par ou em grupo (jogos, discussões e simulações).
Observações
Bibliografia básica O Material pedagógico será dado ao longo do curso.
Bibliografia complementar Coimbra, Olga Mala e Isabel Coimbra Leite, Gramatica Activa II, Edições Lidel;
Melo Rosa, L., Vamos lá continuar! (Explicações e exercícios de gramática e vocabulário (Níveis Intermédio e Avançado), Edições Lidel;
Oliveira, Carla & Luisa Coelho, 2007, Gramatica Aplicada de PLE- Niveis AI, A2 e Bl, Texto Editores.