Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGST

Dissertação em Gestão de Serviços e da Tecnologia (1 º Sem 2019/2020)

Código: 01812
Acrónimo: 01812
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2 30.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 4.0 h/sem 4.0 h/sem 746.0 h/sem 0.0 h/sem 750.0 h/sem
1 24.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 3.0 h/sem 3.0 h/sem 597.0 h/sem 0.0 h/sem 600.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos -
Objectivos Elaborar uma dissertação abordando uma temática específica das áreas científicas do mestrado aplicando os conhecimentos teóricos e as metodologias específicas de forma a aprofundar uma questão teórica.
Programa 1. Escrita de introdução e abstract
2. Definição de um problema de investigação
3. Definição de objectivos de pesquisa
4. Revisão de literatura
5. Definição de hipóteses
6. Técnicas de recolha de dados
7. Técnicas de análise de dados
8. Escrita de conclusões e definição de possibilidades de pesquisa futura
Processo de avaliação - Relatório escrito da dissertação
- Apresentação oral da síntese da dissertação e posterior discussão pública perante um júri.
Processo de ensino-aprendizagem De forma a desenvolver as competências de investigação e reflexão crítica utilizar-se-ão as seguintes metodologias
- Estudo acompanhado
- Discussão colectiva em sessões tutoriais
- Aplicação de metodologias de recolha e tratamento de dados
Observações Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica -  Bryman, A. (2003). Business Research Methods. Oxford: Oxford University Press
-  Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students. Essex: Prentice Hall
Bibliografia complementar - Ellet, W. (2007). The case study handbook. USA: Harvard Business Press.
-  Gummesson, E. (1991). Qualitative Methods in Management Research. London: Sage Publications.
-  Pidd, M. (2003). Tools for thinking: Modelling in Mangement Science. West Sussex: Wiley.