Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGST

Trabalho de Projecto em Gestão de Serviços e da Tecnologia (1 º Sem 2019/2020)

Código: 01813
Acrónimo: 01813
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2 30.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 4.0 h/sem 4.0 h/sem 746.0 h/sem 0.0 h/sem 750.0 h/sem
1 24.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 3.0 h/sem 3.0 h/sem 597.0 h/sem 0.0 h/sem 600.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2015/2016
Pré-requisitos -
Objectivos Elaborar um projecto de intervenção em contexto organizacional aplicando os conhecimentos teóricos de forma integrada e atendendo às necessidades específicas das organizações.
Programa 1. Diagnóstico sumário da organização
2. Diagnóstico específico da envolvente e de um problema organizacional
3. Revisão de literatura aplicada
4. Análise de custos/benefícios do projeto para as organizações
5. Definição de projecto de intervenção, ou síntese de caso e possíveis formas de resolução
6. Avaliação de impactos possíveis e formas de controlo de resultados
Processo de avaliação - Apresentação escrita de um projecto
- Apresentação oral da síntese do projecto e posterior discussão pública perante um júri
Processo de ensino-aprendizagem De forma a desenvolver as competências de diagnóstico e definição de projectos utilizar-se-ão as seguintes metodologias
- Estudo acompanhado
- Discussão colectiva em sessões tutoriais
- Análise documental
- Aplicação de grelhas de análise
- Focus grupos e entrevistas em ambiente organizacional
Observações Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica -  Kerkner, H. (2006). Project Management: A systems approach to planning, schedulling, and controlling. New Jersey: John Wiley
-  Meredith, J. R. & Mantel, S. J. (2006). Project Management: A managerial approach. New Jersey: John Wiley
Bibliografia complementar - Burton, C. & Michael, N.. (1993). A pratical guide to project management. London: Kogan Page.
-  Kilmann, R. H et al  (1994). Producing useful knowledge for organizations. San Francisco: Jossey-Bass.