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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MM

Gestão de Comunicação (2 º Sem 2017/2018)

Código: 01815
Acrónimo: 01815
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 3.0 0.0 h/sem 15.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 16.0 h/sem 59.0 h/sem 0.0 h/sem 75.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos Não se aplica.
Objectivos No fim do curso os alunos deverão ser capazes de:
Compreender e analisar críticamente os principais conceitos e teorias de comunicação de marketing.
Capacidade para aplicar estes conceitos no design de estratégias comunicacionais para solução de problemas de marketing.
Programa 1- Compreender como o posicionamento afecta as opções de comunicação da marca
2- Desenvolver o briefing de comunicação
3- Desenvolver capacidade crítica acerca do processo de desenvolvimento criativo
4- Desenvolver um entendimento alargado acerca do mix de comunicação: ferramentas e critérios de selecção
5- Explorar tópicos chave em comunicação. Alguns exemplos: endosso de celebridades, lealdade, social media e relações públicas; comunicação de mktg integrada.
Processo de avaliação A avaliação processa-se em épocas Normal e de Recurso. Os alunos com avaliação contínua, terão que ter uma assiduidade mínima de 80% e serão avaliados: Teste escrito 50% (mínimo 9.5); Trabalhos de grupo 40%; avaliação individual 10%.
Processo de ensino-aprendizagem Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA):
Aulas expositivas, trabalho de grupo e análise de casos de estudo
Observações Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na 1ª semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica Egan, J. (2015) Marketing Communications. 2nd Edition. Sage.

Engel, Blackwell and Miniard (1995). Consumer Behavior. Dryden Press.8th. Edition.


Bibliografia complementar Bowden; J. (2009), The Process Of Customer Engagement: A Conceptual Framework, Journal of Marketing Theory and Practice, 17(1), 63-74.

Byrne, A., Whitehead, M. & Breen, S. (2003), The naked truth of celebrity endorsement, British Food Journal, 105(4), 288 - 296.

De Bruyn, A., Lilien, G.L. (2008), A multi-stage model of word-of-mouth influence through viral marketing, Intern. J. of Research in Marketing, 25, 151-163.

Engel, Warshaw and Kinnear (1994). Promotional Strategy. Irwin. 8th. Edition.

Kitchen, P. et al. (2004), The Emergence of IMC: A Theoretical Perspective, Journal of Advertising Research, March, 19 - 30.

Keller, K.L. (2016). Unlocking the Power of Integrated Marketing Communications: How Integrated Is Your IMC Program? Journal of Advertising, 45(3), 286-301.

Kotler, P. and Keller, K.L.(2012) Marketing Management, 14th. Edition. Prentice Hall: Upper Saddle River, New Jersey.

Scott, D.M. (2015). The New Rules of Marketing and PR: How to Use Social Media, Online Video, Mobile Applications, Blogs, News Releases, and Viral Marketing to Reach Buyers Directly. Wiley & Sons, New Jersey.