Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DP , DPSL

Seminário de Projecto em Psicologia (1 º Sem 2019/2020)

Código: 01836
Acrónimo: 01836
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 12.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 14.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 15.0 h/sem 285.0 h/sem 0.0 h/sem 300.0 h/sem
2 6.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 14.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 15.0 h/sem 135.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2019/2020
Pré-requisitos N/a
Objectivos Visa o acompanhamento da pesquisa conducente à produção da dissertação de doutoramento.
Programa Não existe propriamente um programa desta UC, mas antes são fornecidos aos alunos diversas oportunidades para alargarem os seus conhecimentos, para conceberem pesquisa e para  debaterem a sua investigação.
Em particular, a evolução dos conhecimentos e aptidões de investigação dos alunos deverá ser resultado:
1. Do acompanhamento próximo do seu trabalho com o orientador/a
2. Da sua participação activa nas actividades regulares de debate de um grupo de pesquisa (em particular dos grupos de investigação do CIS-IUL)
3. Da apresentação anual da sua pesquisa no Encontro de Psicologia Social
4. Do debate do trabalho dos colegas no mesmo Encontro anual
5. Da participação na leccionação de unidades curriculares.
Processo de avaliação a) Obrigatório:
- Apresentação da pesquisa no Encontro anual do programa de doutoramento e discussão com um convidado/a.
- Participação nas reuniões de um grupo de pesquisa (e.g., do CIS-IUL) escolhido com o orientador, com no mínimo 1 apresentação. Máximo de faltas não justificadas: 50%.  
b) Reflexão sobre o progresso do projeto de investigação no relatório de atividades, com avaliação qualitativa e quantitativa pelo orientador e relator (Escala 0-20.
Processo de ensino-aprendizagem As metodologias de ensino aprendizagem promovem totalmente o trabalho autónomo do/a estudante, que deve procurar desenvolver a sua pesquisa de forma independente sob as indicações do/a orientador/a.

Das 450h de trabalho dos 18 ECTS da UC, apenas 28 são ocupadas em tempo de contacto. As restantes 416h são ocupadas em leituras, preparação das apresentações e escrita de textos e de Relatório. Nos 2º e 3ª ano, os alunos deverão ainda participar em actividades do Departamento até 85h.
Observações
Bibliografia básica Não existe bibliografia de referência para todos os alunos.
Bibliografia complementar N/a