Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DGest

Concepção da Pesquisa I (1 º Sem 2017/2018)

Código: 01880
Acrónimo: 01880
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 18.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 19.0 h/sem 131.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos Nenhum
Objectivos Apresentar e desenvolver os conceitos e metodologias para a concepção de uma tese de doutoramento, com enfase na formulação da questão de pesuisa.
Programa I. Filosofia da Ciência:
- O que é a Ciência?
- O que é a filosofia da Ciência?
II. A natureza do Pensamento Científico
- Dedução versus Indução
- Positivismo versus Interpretativismo
III. Metodologias de Investigação
IV. A Quastão de Pesquisa
     
Processo de avaliação A avaliação é realizada com base num trabalho individual. Neste trabalho o aluno tem de aplicar os conceitos discutidos na sala ao seu tema de pesquisa.
Processo de ensino-aprendizagem Será utilizado um conjunto diversificado de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do(a) aluno(a) de uma forma autónoma e contínua e orientados para a concretização dos objectivos de aprendizagem propostos.
A metodologia será essencialmente participativa. Os Professores expõem  os conceitos básicos da matéria e incentivam a discussão.
O método de ensino inclui:
1. aulas expositivas e,
2. discussão dos conceitos apresentados.
Observações
Bibliografia básica Okasha; Samir (2002) Philosophy of Science: a very short Introduction, Oxford
Taleb, Nassim Nicholas (2007) The Black Swan.Penguin/Allen Lane
Teixeira, António; Rosa, Álvaro; António, Nelson (2007) O Doce Amanhecer da Ciência da Gestão: uma perspectiva filosófica, Edições Pedago
Bibliografia complementar Não tem