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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DGest

Concepção da Pesquisa II (2 º Sem 2016/2017)

Código: 01881
Acrónimo: 01881
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 18.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 19.0 h/sem 131.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos NA
Objectivos Esta Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos a aprendizagem efectiva de diferentes métodos e técnicas de investigação bem como a aquisição e treino de competências necessárias para planear, executar e avaliar investigação empírica na área da gestão.
Programa Tema 1: Planos de Investigação
? Planos correlacionais versus planos experimentais.
? Causalidade e validade interna. Planos pré-experimentais, experimentais e quasi-experimentais
? Problemas de medição e de manipulação de variáveis
? Planeamento da investigação

Tema 2: Inquéritos
- O planeamento do inquérito e da redacção das questões
- Processo de amostragem: amostras probabilisticas e não probabilisticas

Tema 3: Construção e validação de escalas
? Tipo de escalas
? Procedimentos na construção de escalas
? Procedimentos para a validação de escalas
? A qualidade das escalas: medidas de fidelidade e validade
Processo de avaliação A avaliação consiste num trabalho individual a entregar por cada aluno no final da Unidade Curricular (100%). O trabalho consiste na análise crítica de um artigo empírico centrado nas questões metodológicas, nomeadamente: adequação do plano de pesquisa aos objectivos da investigação, avaliação críticas dos métodos de recolha de dados, adequação da amostra aos objectivos, qualidades psicométricas das medidas utilizadas e sugestões específicas para a melhoria da qualidade da investigação.
Processo de ensino-aprendizagem Esta UC corresponde a 6 ECTS, 150 horas, das quais 19 são de contacto docente/ aluno (18 horas teórico-práticas e 1 hora de orientação tutorial). Será utilizado um conjunto diversificado de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do/a aluno/a de uma forma autónoma e contínua e orientados para a concretização dos objectivos de aprendizagem. As aulas incluem uma componente expositiva e uma componente prática onde será estimulada a reflexão ou a transferência para a prática.
Observações
Bibliografia básica Christensen, L. B. (1997). Experimental methodology (7th ed.). Boston: Allyn & Bacon.
DeVellis, R.F. (1991). Scale development: Theory and applications. London: Sage.
Meltzoff, J. (1998). Critical thinking about research. Washington, D C: American Psychological Association.
Mitchell, M. L., & Jolley, J. M. (2004). Research design explained (5th ed.). Toronto, Canada: Wadsworth.
Nunnally, J. C., & Bernstein, I. H. (1994). Psychometrics theory (3rd ed.). New York: McGraw-Hill.
Saunders, M., Lewis, P. & Thornhill, A (2009). Research methods for business students (5th ed.). Essex: Pearson Education Limited.
Bibliografia complementar Bem, D. J. (2001). Writing the empirical journal article. In Darley, J. M., Zanna, M. P., & Roediger III, H. L. (Eds) (2002). The Complete Academic: A Career Guide. Washington, DC: American Psychological Association.
Crenshaw, P, Hale, E., & Harper, S. (2011). Producing intellectual labor in the classroom: The utilization of a critical thinking model to help students take command of their thinking. Journal of College Teaching & Learning, 8, 13-26.
Leedy, P. D., & Ormrod, J. E. (2009)(9th Edition). Practical research: Planning and design. New Jersey: Prentice-Hall.
Rogelberg, S., Adelman, M., & Askay, D. (2009). Crafting a successful manuscript: Lessons from 131 reviews. Journal of Business Psychology, 24, 117-121.