Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  DGest

Seminário de Desenvolvimento Científico em Estratégia e Desenvolvimento Empresarial (1 º Sem 2015/2016)

Código: 01887
Acrónimo: 01887
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 12.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 12.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 13.0 h/sem 287.0 h/sem 0.0 h/sem 300.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2012/2013
Pré-requisitos Nenhum
Objectivos Discutir os conceitos da teoria da gestão de uma forma livre e fundamentada.
Desenvolvimento de competências de problematização de tópicos de pesquisa nas áreas da gestão.
Programa A unidade curricular não tem um programa pré definido. Nas aulas os professores e alunos discutem artigos de referênci sobre as diferentes teorias relacionadas com as diferentes áreas de gestão. Os artigos são previamente distribuidos aos alunos.
Processo de avaliação Elaboração (individual) de um ensaio sobre um conjunto de artigos.
Processo de ensino-aprendizagem A metodologia é participativa. A concretização dos objectivos da unidade curricular faz-se, essencialmente, através de discussão de artigos e, em número reduzido, de aulas teóricas. Os alunos desenvolverão as seguintes actividades:
1. Participação nas aulas
2. Apresentação e debate de artigos e pesquisas
3. Elaboração de ensaios com análise crítica de artigos.
Observações Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica A unidade curricular não tem uma bibliografia base: Indica-se alguns dos artigos que foram discutidos em edições anteriores.
Coase (1939) Nature of the firm
Eisenhardt (1989) Agency Theory: an Assessment and review
Hayes (1985) Strategic Planning - forward in reverse?
Wernerfelt (1984) A Resource Based View of the Firm
Antonio Argandona (1998) The Stakeholder Theory and the Common Good
Porter and Kramer (2006) Strategy and Society: the link between competitive advantage and corporate social responsibility.
Jarzbwoski and Wittington (2008) A strategy-as-practice approach to strategy research and education
Bower (2008) The teaching of strategy: from general manager to analysis and back again.
Portee and Kramer (2011) Creating shared value: how to reinvent capitalism - and unleash a wave of innovation and growth.
Bibliografia complementar Não tem