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Concepção de Sistemas de Controlo de Gestão (2 º Sem 2013/2014)

Código: 01926
Acrónimo: 01926
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2013/2014
Pré-requisitos Não existem
Objectivos Ser capaz de fazer um diagnóstico do modelo de controlo de gestão e fazer a concepção de um novo modelo de controlo de gestão em função das necessidades das organizações.
Programa I. Introdução Papel e objectivos do Controlo de Gestão O processo e os intervenientes do Controlo de Gestão II. Controlo Operacional e Estratégico Indicadores de monitorização da performance financeira Instrumentos de controlo estratégico Instrumentos de controlo operacional III. Diagnóstico do SCG Diagnóstico das necessidades da empresa Diagnóstico dos instrumentos existentes face às necessidades Formas de uso dos instrumentos de CG (framework de Robert Simons) IV. Plano de Implementação do SCG Fases do plano de implementação Factores críticos da implementação Acompanhamento da implementação V. Papel do Controlador de Gestão Missão do controlador de gestão Função do controlo de gestão Perfil do controlador de gestão
Processo de avaliação O sistema de avaliação é composto por: Assiduidade, pontualidade e participação nas aulas 10% Resolução, apresentação em aula e entrega de trabalhos 40%; Realização da frequência em época normal 50%. O aluno terá que assegurar: - Uma assiduidade às aulas igual ou superior a 80%; - A entrega de todos os trabalhos de avaliação requeridos; - Uma nota mínima de 9 valores em cada um dos componentes de avaliação.
Processo de ensino-aprendizagem Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3.Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura 4.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 5.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas
Observações
Bibliografia básica ?Jordan, H., Neves, J.C., e Rodrigues, J. A. (2011). O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores. Áreas Editora. ?Jazayeri, M., e Scapens, R. W. (2008). The business values scorecard within BAE Systems: the evolution of a performance measurement system. The British Accounting Review, 40, 48-70. ?Lord, B. R. (2007). Strategic Management Accounting, in Hopper, T., Northcott, D., e Scapens, R. (Ed). Issues in Management Accounting, Prentice Hall, 135-153. ?Simons, R. (2000). Performance measurement & Control Systems for Implementing Strategy. Prentice-Hall. ?Tuomela, T. S. (2005). The interplay of different levers of control: a case study of introducing a new performance measurement system. Management Accounting Research, 16, 293-320.
Bibliografia complementar ?Vicente, C., Major, M, e Pinto, J., e Sardinha, J. (2009). Estudo do papel dos Controllers de Gestão em Portugal. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. 8(3) .66-79.