Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  CT , ISCTE-IUL

Português Como Língua Estrangeira - Elementar (2 º Sem 2019/2020)

Código: 01938
Acrónimo: 01938
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2012/2013
Pré-requisitos Certificado de PLE (nível A1) ou teste de aferição para o nível A1.
Objectivos -Desenvolver a competência comunicativa em Português (oral e escrita) em situações do quotidiano a alunos estrangeiros do ISCTE-IUL conhecimentos muito rudimentares da língua;
-Preparar para a vivência da cultura do país no contexto de imersão linguística.
Programa -Temas: Viagens, historias de vida, a experiência Erasmus / a vida em Lisboa e eventos a decorrer.
-Actividades Comunicativas:

Actividades de escrita: composições, correspondência informal, resumos, comentários, ditados.
Actividades de leitura: diálogos, notas,artigos de jornal e estatísticas.

Actividades de fala: Conversas informais, simulações, exercícios em trabalho de par e de grupo.
Actividades de audição: Conversas informais, simulações, notícias.
-Gramática: artigos, demonstrativos, interrogativos, nomes, pronomes pessoais, possessivos, quantificadores, preposições e verbos: Modos Indicativo (Presente, Pretérito Perfeito Simples, Pretérito Imperfeito e Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto) e Imperativo. Formas de
Futuro.
-Pronúncia
Ditongos e algumas consoantes.


Processo de avaliação -Participação na aula: 25%
-Apresentação oral: 25%
-Teste escrito: 50%
Processo de ensino-aprendizagem Centrado nas necessidades comunicativas dos estudantes, o processo de aprendizagem da língua desenvolve-se presencialmente envolvendo a realização de actividades dinâmicas em par ou em grupo (jogos, discussões e simulações).
Observações
Bibliografia básica O Material pedagógico será dado ao longo do curso.
Bibliografia complementar Coimbra, Olga Mata e Isabel Coimbra Leite, Gramática Activa I, Edições Lidel;

Melo Rosa, L., Vamos lá Começar! - Exercícios de Vocabulário para o Nível Elementar, Lidel;

Melo Rosa, L., Vamos  za  Comec;ar.l  - Explicac;Oes e Exercicios  de Gramdtica  para o Nivel Elementar,Ediçoes Lidel;

Oliveira, Carla & Luisa Coellio, 2007, Gramatica Aplicada de PLE- Niveis AI, A2 e Bl, Texto Editores.