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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MED

Trabalho de Projecto em Estudos de Desenvolvimento (2 º Sem 2017/2018)

Código: 02000
Acrónimo: 02000
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2 30.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 19.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 4.0 h/sem 23.0 h/sem 727.0 h/sem 0.0 h/sem 750.0 h/sem
1 18.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 11.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 2.0 h/sem 13.0 h/sem 437.0 h/sem 0.0 h/sem 450.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2013/2014
Pré-requisitos -
Objectivos O objetivo  desta UC é o de permitir aos alunos uma primeira experiência de investigação sobre uma questão concreta ou estudo de caso relacionado com o programa do Mestrado.
Programa Dada a natureza desta UC, o Orientador definirá um programa de trabalho personalizado para cada aluno, atendendo ao seu projeto  contreto. Apesar disto, é possível dizer que, de uma forma geral, o programa da UC será elaborado em torno dos seguintes pontos:
1. Escolha e formulação de um tema de investigação;
2. Estudo da bibliografia existente sobre o tema, assim como da realidade/caso concreto em análise;
3. Formulação das perguntas de investigação e elaboração da problemática;
4. Escolha da metodologia e técnicas de análise empírica;
5. Recolha de dados empíricos;
6. Análise quantitativa/qualitativa dos dados empíricos no sentido de procurar respostas para as perguntas de investigação;
7. Redação  do projeto , com síntese e análise crítica dos resultados e das soluções/recomendações propostas;
8. Provas Públicas de defesa do projeto .
Processo de avaliação Uma vez submetido o projeto , o candidato ao grau de Mestre é sujeito a uma Prova Pública de defesa do Projeto . No final da Prova Pública, o Júri reúne para - em face do Projeto  apresentado e do desempenho do candidato durante essa prova pública - atribuir uma classificação à Unidade Curricular "Trabalho de Projeto ".
Processo de ensino-aprendizagem São utilizadas diversas metodologias de ensino associadas ao trabalho autónomo do aluno, designadamente: pesquisa bibliográfica; procura de documentos legais; identificação e análise de problemas; procura de dados em bases estatísticas e na internet; trabalho de campo (entrevistas, questionários, estudos de caso); prática de técnicas estatísticas/econométricas e de técnicas de análise qualitativa, escrita de relatórios, apresentações orais e discussões com o orientador.
Observações -
Bibliografia básica -Bui, Y. N. (2009), How to write a Master's Thesis, Sage Publications.
-Gustavsson, B. (2007), The Principles of Knowledge Creation ? Research Methods in Social Sciences, Cheltenham, Edward Elgar.
-Punch, K. F. (2007), Developing effective research proposals, 2nd edition, Sage Publications.
-Quivy, R. e Van Campenhoudt, L. (2008, 1995), Manual de investigação em ciências sociais, 2ª edição, Lisboa, Gradiva.
Bibliografia complementar -