Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LG

Gestão Integrada das Operações (1 º Sem 2016/2017)

Código: 02031
Acrónimo: 02031
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 54.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos Não existem
Objectivos A presente UC pretende dar aos alunos uma visão abrangente da gestão das operações e do seu impacto na competitividade das empresas, salientando o alinhamento dos objectivos das operações com os da empresa, a concepção do sistema de operações e o planeamento e gestão do mesmo, ao longo do tempo.
Programa I - Introdução
CP1: Introdução
CP2: Estratégia das operações.
II - Design do sistema
CP3: Análise do processo.
CP4: Definição da rede de abastecimento.
CP5: Organização do espaço e dos fluxos
III - Planeamento e controlo
CP6: Planeamento agregado
CP7: Gestão de materiais
CP8: Teoria das restrições
CP9: Gestão da Cadeia de Abastecimento
CP10: Just in Time e Sistemas Lean.
CP11: Gestão da Qualidade.
Processo de avaliação Avaliação ao longo do semestre lectivo:
1. Fichas em aula - 20%
- Duas fichas: 10% cada
2. Teste intercalar - 30%
3. Teste final, individual - 50%
Os alunos deverão obter uma classificação mínima de 8 valores no teste intercalar e no teste final. A nota final de passagem é de 10 valores.

OPÇÃO 2:
Exame no final do semestre - 100%
A aprovação é obtida com uma classificação de 10 valores ou superior.
Processo de ensino-aprendizagem No decurso da UC recorrer-se-á a:
- Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência.
- Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação.
- Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio.
- Auto-estudo.
Observações Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC
Bibliografia básica - Slack, N., Brandon-Jones, A. e R. Johnston, 2013, Operations Management, 7ª Edição, Pearson
Bibliografia complementar - Goldratt, E. e J. Cox, 1992, The Goal - a process of ongoing improvement, 2ª edição revista, North River Press.
- Jacobs. F. R. e Chase, R. B. 2014, Operations and supply chain management, 14ª edição, McGraw-Hill.
- Krajewski, L.J., Malhotra, M.K. e Ritzman, L.P., 2016, Operations Management - processes and supply chains, 1ª edição, Pearson