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Dissertação em Estudos Internacionais (2 º Sem 2018/2019)

Código: 02075
Acrónimo: 02075
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2 30.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 12.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 3.0 h/sem 15.0 h/sem 735.0 h/sem 0.0 h/sem 750.0 h/sem
1 18.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 12.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 2.0 h/sem 14.0 h/sem 436.0 h/sem 0.0 h/sem 450.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2015/2016
Pré-requisitos
Objectivos
Programa CP1: Apresentação da Unidade Curricular.
CP2: Auscultação de ideias para projectos de dissertação. Consulta de modelos.
CP3: Indicações sobre orientação das dissertações de Mestrado.
CP4: Explicitação das normas regulamentares em vigor para a elaboração de dissertações de mestrado
CP5: Elaboração de um projecto de pesquisa (objectivos, teoria, metodologia, base empírica, bibliografia).
CP6: Elaboração do enquadramento teórico e definição de métodos e técnicas.
CP7: Elaboração do ?Estado da Arte? e recurso a bases de dados bibliográficas.
CP8: A recolha e utilização de fontes primárias.
CP9: Apresentação de relatórios de progresso da dissertação de Mestrado pelos alunos.
Processo de avaliação Em termos de avaliação, a dissertação de mestrado em Estudos Internacionais é apresentada e defendida em provas públicas e será avaliada por um júri.
A avaliação baseia-se no mérito científico da dissertação, nas suas componentes teórica, metodológica e empírica, e na qualidade da sua apresentação e defesa orais, de acordo com os regulamentos em vigor no ISCTE-IUL.
Processo de ensino-aprendizagem As aulas desta UC são de tipo seminarial. Incluem componentes expositivas por parte do docente sobre regulamentação da dissertação e organização da pesquisa em EI, a apresentação oral pelos alunos de relatórios de progresso e de resultados parciais do desenvolvimento da pesquisa, e a discussão colectiva do trabalho subjacente à dissertação de cada aluno. A OT envolve o acompanhamento individualizado do trabalho de investigação.
Observações
Bibliografia básica Booth, Wayne, Gregory Colomb e Joseph Williams (2003), The Craft of Research, Chicago, The University of Chicago Press, 2ª ed.
ISCTE (2008), Normas Orientadoras para a Dissertação ou Trabalho de Projecto de Mestrado.
May, T. (1997) Social research: Issues, methods and processes, Open University Press.
O'Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications.
Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE.
Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage.
Robson, C. (1993) Real world research: A resource for social scientists and practitioner-researchers, Oxford University Press.
Scott, John (1990), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press.
Wallimann, N. (2001) Your research project: A step-by-step guide for the first-time researcher, Sage.
Bibliografia complementar