Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MEECult

Controlo de Gestão para Organizações Culturais (2 º Sem 2018/2019)

Programa

Controlo de Gestão para Organizações Culturais

Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura

Programa

1. Custos e tomada de decisões 1.1. Funções de gestão e tipos de contabilidade 1.2. Custos diretos e indiretos 1.3. Repartição dos custos indiretos: método tradicional 1.4. Custos fixos e custos variáveis 1.5. Custos relevantes e irrelevantes 1.6. Custos e proveitos incrementais 1.7. Custos de oportunidade 1.8. Custos controláveis e não controláveis 2. Análise custos-volume-resultados 2.1. Comportamento dos custos face a variações do nível de atividade: custos fixos e variáveis 2.2. Pressupostos e limites da análise 2.3. Ponto crítico e margem de segurança 2.4. Estimativa de resultados 3. Activity-based costing (ABC) 3.1. Origens e operacionalização do ABC 3.2. O ABC e o método tradicional de alocação de custos 4. O Balanced Scorecard 4.1. Caraterização 4.2. Aplicação a organizações das indústrias criativas e culturais, com foco na dimensão financeira