Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  EI

Estudos da Internet (1 º Sem 2019/2020)

Código: 02158
Acrónimo: 02158
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2019/2020
Pré-requisitos Não aplicável
Objectivos A Internet tem sido associada a mudanças sociais no governo, economia e negócios, pesquisa e em muitas outras áreas da vida quotidiana. A pesquisa sobre as implicações sociais da Internet ainda está num estágio inicial, mas já existem algumas ideias importantes. Este curso fornecerá uma visão geral dos principais resultados encontrados até o momento em várias disciplinas das ciências sociais, incluindo estudos de comunicação, sociologia e ciência política. Um dos objetivos do curso é identificar as sobreposições e divergências entre as diferentes abordagens de pesquisa. Outra é dar aos alunos que têm diversas origens disciplinares a base comum na pesquisa social da Internet, na forma como contribui para a moldagem da sociedade e relativamente aos seus impactos societais.
Programa A Unidade Curricular irá identificar os pontos fortes e fracos das diferentes abordagens das ciências sociais. O programa cobrirá debates teóricos e as evidências empíricas necessárias para avaliá-los. A UC irá passar através dos seguintes conteúdos programáticos (CP):
CP1. As divisões digitais entre sociedades desenvolvidas e em desenvolvimento;
CP2. A relação entre a Internet e outras tecnologias, como os telemóveis, a televisão e outros media;
CP3. A Internet na Vida Quotidiana: Domesticação e Globalização;
CP4. A pesquisa em torno das experiências dos utilizadores: uma perspetiva da indústria;
CP5. A Psicologia Social das relações mediadas por Computador;
CP6. Telemóveis, a Internet, e o contato perpétuo;
CP7. Jovens e Novos Media;
CP8. Pesquisa e acesso ao Conhecimento e Informação;
CP9. A Internet e a Política;
CP10. A Internet e a Sociedade e as suas esferas (cultura, religião, etc).
Processo de avaliação Avaliação continua: apresentação sobre um tema específico (20% da nota) e ensaio sobre um dos tópicos abordados ou esboço de pesquisa (70% da nota). A originalidade e a inovação irá pesar na avaliação. O tempo de trabalho é estimado em cerca de 20 horas de pesquisa bibliográfica e/ou de campo. A participação em aula (10%).
Os estudantes que não optem pela avaliação contínua ou que nele não tenham aproveitamento, podem recorrer ao exame final (100% da nota) nas épocas previstas para o efeito.
Processo de ensino-aprendizagem A UC será ministrada em dez aulas semanais, compostas por uma palestra seguida de seminário de discussão. No fim da UC os estudantes irão: apreender os conceitos-chave e debates sobre a relação entre internet e sociedade. Identificar perspetivas e de que modos se sobrepõem ou divergem. Relacionar resultados de pesquisa com questões de políticas públicas e desenvolvimento da Internet.
Observações -
Bibliografia básica Bakardjieva, M. (2005) Internet Society, Sage.
Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford;
Dutton, W. H. (Ed.). (2013). The Oxford handbook of internet studies. Oxford University Press;
Graham, M., & Dutton, W. H. (Eds.). (2019). Society and the internet: How networks of information and communication are changing our lives. Oxford University Press.
Haddon, L. (2004) Information and Communication Technologies in Everyday Life: A Concise Introduction and Research Guide,Berg;
Ling, R. (2004) The Mobile Connection: The Cell Phone's Impact on Society, Morgan Kaufmann;
Van Dijk, J. (2005) The Deepening Divide: Inequality in the Information Society, Sage, London;
Tsatsou, P. (2016). Internet studies: Past, present and future directions. Routledge.
Van Der Zeeuw, A., Van Deursen, A. J., & Jansen, G. (2019). Inequalities in the social use of the Internet of things: A capital and skills perspective. new media & society,
Bibliografia complementar Benkler, Y. (2006). The wealth of networks: How social production transforms markets and freedom. Yale University Press.
Berker, T, Hartmann, M., Punie, Y and Ward, K. (Eds) (2005) Domestication of Media and Technologies, Open University Press;
Buckingham D. and R. Willett, Digital Generations (Eds) (2006) Digital Generations, Erlbaum;
Floridi, L. (2014). The fourth revolution: How the infosphere is reshaping human reality. OUP Oxford.
Erhardt, J., & Freitag, M. (2019). The Janus-Face of Digitalization: The Relation Between Internet Use and Civic Engagement Reconsidered. Social Science Computer Review,
Fuchs, Christian (2008). Internet and Society: Social Theory in the Information Age. New York: Routledge.
Hood, C. C., & Margetts, H. Z. (2007). The tools of government in the digital age. Macmillan International Higher Education.
Howard, P. N. (2015). Pax Technica: How the Internet of things may set us free or lock us up. Yale University Press.
Ito, M., Matsuda, M. & Okabe, D. (Eds) (2005) Personal, Portable, Pedestrian, Mobile Phones in Japanese Life, MIT Press;
Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge,MA;
Mack, E. A., Dutton, W. H., Rikard, R. V., & Yankelevich, A. (2019). Mapping and measuring the information society: A social science perspective on the opportunities, problems, and prospects of broadband Internet data in the United States. The Information Society, 35(2), 57-68.
Mayer-Schönberger, V., & Cukier, K. (2013). Big data: A revolution that will transform how we live, work, and think. Houghton Mifflin Harcourt.
McLemee, Scott (30 March 2001). "Internet studies 1.0: a discipline Is born". The Chronicle of Higher Education. 47 (29). p. A24.
Newhagen, John E. & Rafaeli, Sheizaf (1996). "Why communication researchers should study the internet: a dialog". Journal of Computer-Mediated Communication. 1 (4).
Nowland, R., Necka, E. A., & Cacioppo, J. T. (2018). Loneliness and social internet use: pathways to reconnection in a digital world?. Perspectives on Psychological Science, 13(1), 70-87.
Rice, Ronald E. (2005). "New media/internet research topics of the Association of Internet Researchers". The Information Society. 21 (4): 285?299.
Silver, David (2004). "Internet/cyberculture/digital culture/new media/fill-in-the-blank studies". New Media & Society. 6 (1): 55?64.
Slevin, James (2000). The Internet and Society. Cambridge, UK: Polity.
Wellman, B. & Haythornthwaite, C. (Eds) (2002) The Internet in Everyday Life, Oxford University Press;
Wellman, Barry (2004). "The three ages of internet studies: ten, five and zero years ago". New Media & Society. 6 (1): 123?129. doi:10.1177/1461444804040633. Archived from the original on 2013-02-01.