Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  EI

Cultura e Industrias Criativas (1 º Sem 2018/2019)

Código: 02162
Acrónimo: 02162
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não Aplicável.
Objectivos Como definir as indústrias culturais? E as indústrias criativas? Existem características distintivas neste tipo de indústrias? Na contemporaneidade, de que modo funcionam estas indústrias?
O seminário tem três objectivos principais: 1) proporcionar aos alunos uma visão geral de algumas das principais abordagens teóricas utilizadas no estudo das indústrias culturais e criativas; 2) identificar convergências e divergências entre essas abordagens; 3) finalmente, fornecer aos alunos as ferramentas analíticas necessárias para conduzirem a sua própria investigação em indústrias culturais e criativas.
Nas aulas serão explorados diversos exemplos dessas abordagens teóricas.
Programa O objetivo desta UC é o de introduzir os alunos às diferentes abordagens das ciências sociais no estudo das indústrias culturais e criativas. Os seminários irão combinar o estudo das diversas abordagens teóricas e das metodologias de pesquisa na exploração das diferentes etapas da produção cultural: da criação, à reprodução, à circulação até ao consumo. Os seminários abordarão alguns dos seguintes temas: Teorias: clássicos e novas abordagens às indústrias culturais e criativas; Políticas; Práticas e Consumo; Indústrias culturais/criativas e a cidade; Digitalização e Novos media.  
Alguns dos seminários centrar-se-ão em sectores fundamentais das indústrias culturais e criativas como a Música, o Cinema ou indústrias de emissão/difusão como a Televisão.
Processo de avaliação Este seminário é composto pelos seguintes métodos de avaliação contínua:
1) Exercício escrito individual a realizar na sala de aula (20%);
2) Um ensaio apresentado em duas etapas:
a) uma apresentação oral (20%);
b) um ensaio final individual (60%).
A avaliação por exame consiste num trabalho individual escrito.
Processo de ensino-aprendizagem O curso é composto por dez sessões de seminários com cadência semanal. Cada uma dessas sessões será estruturada em torno dos tópicos do programa, com a participação ativa dos alunos.
Observações -
Bibliografia básica - Adorno, Theodor (2001) The culture industry: selected essays on mass culture, London: Routledge
- Anheier, Helmut K and Raj Isar, Yudhishthir (2008) Cultures and Globalization. The Cultural Economy, London: Sage
- Davies, Rosamund and Sigthorsson, Gauti (2013) Introducing the Creative Industries From Theory to Practice, London: Sage
- Flew, Terry (2012) The Creative Industries: Culture and Policy, London: Sage, 2012
- Hartley, John (2005) Creative Industries, Oxford: Blackwell
- Hartley, John; Potts, Jason; Cunningham, Stuart; Flew, Terry; Keane, Michael Banks, John (2012) Key Concepts in Creative Industries, London: Sage
- Hesmondhalgh, David (2013) The Cultural Industries. 3rd edition, London: Sage
Bibliografia complementar A list of complementary readings will be provided to students by each session leader.