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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MEMSSFC

Crianças e Famílias em Situação de Risco (Em) (1 º Sem 2018/2019)

Código: 02168
Acrónimo: 02168
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 15.0 40.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 25.0 h/sem 40.0 h/sem 0.0 h/sem 2.0 h/sem 107.0 h/sem 268.0 h/sem 0.0 h/sem 375.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2015/2016
Pré-requisitos -
Objectivos Esta UC centra-se nos seguintes tópicos:
- Teorias e métodos do serviço social com crianças em situação adversa e respectivas famílias
- Pesquisa contemporânea com famíias e crianças em risco
- As situações de vida de crianças em risco relativamente a questões como poder, condições sócioeconómicas,saúde física e mental, género e etnicidade
- A posição das crianças na sociedade e na família
- O papel do assistente social na protecção de crianças
- Direitos das crianças
Programa Teorias e métodos do serviço social com crianças em situação adversa e respectivas famílias
Pesquisa contemporânea com famíias e crianças em risco
As situações de vida de crianças em risco relativamente a questões como poder, condições sócioeconómicas,
saúde física e mental, género e etnicidade
A posição das crianças na sociedade e na família
Processo de avaliação Avaliação:
. Ensaio (30%)
. Exame escrito (70%)
Processo de ensino-aprendizagem Após as aulas teóricas introdutórias por parte da docente, os estudantes terão um período em que estudam a
bibliografia e a discutem em pequenos grupos. Posteriormente são abordados diferentes temas em aulas
expositivas, seminários, trabalho de grupo e visitas de estudo.
Observações
Bibliografia básica Barn, Ravinder (2007): ??Race?, Etnicity and Child Welfare: a Fine Balancing Act? in The British Journal of
Social Work, 37(8). pp 1425-1434. 9 p.
http://bjsw.oxfordjournals.org/cgi/content/abstract/37/8/1425
Freymond, Nancy/Cameron, Gary (eds)(2006): Towards Positive Systems of Child and Family Welfare:
Interantional Comparisons of child Protection, Family Service, and Community Caring Systems. Toronto:
University of Toronto Press. Chapters 1-2, 7 (8-9). App 125 p.
George, Carol/Solomon, Judith (2008): ?Attachment and Caregiving: the Caregiving Behavioural System? in
Cassidy, Jude/Shaver, Phillip R. (eds)(2008): Handbook of Attachment: Theory, Research, and Clinical
Applications. New York: Guilford Publications. pp 649-670. 22 p.
Grødem, Anne Skevik (2009): ?The Impact of Poverty and Immigrant Background on Children?s School
Satisfaction: Evidence from Norway? in International Journal of Social Welfare, 18(2). Pp 193-201. 8 p.
Bibliografia complementar Dolan, Pat/Canavan/Pinkerton, John (eds)(2006): Family Support as Reflective Practice. London:Jessica Kingsley. 285 p.

Thoburn, Jane/Chand, Ashok/Procter, Joanne (2005): Child Welfare Services for Minority Ethnic Families: the Research Reviewed. London: Jessica Kingsley. 225 p.